domingo, 30 de janeiro de 2011

Crise no Egito

Na VEJA desta semana, Diogo Schelp escreve um excelente texto sobre a crise politica no Egito, de que reproduzo alguns trechos.

(…)
Os ditadores e as casas reais sempre foram as únicas verdadeiras esperanças de conter o radicalismo islâmico no Oriente Médio. Sem eles, o poder migra naturalmente para os grupos radicais que, já dominando os corações das multidões de fanáticos e passando-se por democratas, conquistam a mente do moderados. O Hamas. vitorioso nas eleições legislativas palestinas, em 2006, é um exemplo. O grupo terrorista hoje controla a Faixa de Gaza - onde as mulheres já não saem à rua sem o véu islâmico -, e o cada vez mais enfraquecido Fatah, um partido secular, domina a Cisjordânia. Na semana passada, o Hezbollah, misto de partido político e grupo terrorista xiita do Líbano, uma das poucas democracias do Oriente Médio, reuniu as alianças necessárias para dar as cartas no poder.(…)
Outros grupos fundamentalistas do Oriente Médio ambicionam chegar ao poder pelo voto. Para isso, primeiro precisam garantir o direito de participar de eleições, o que explica seu interesse nas recentes revoltas populares. Para eles, qualquer mudança no status quo provocada por elas é bem-vinda: seja um golpe de estado clássico, seja a convocação de eleições limpas. Nem todos os que foram às ruas desejam viver sob um estado regido pelas leis de Alá, mas os fundamentalistas, na falta de outros setores de oposição bem organizados, são os favoritos para ascender ao poder em qualquer uma das duas situações. Algo semelhante ocorreu na revolução de 1979 no Irã, que inicialmente reunia grupos variados, inclusive comunistas, e acabou seqüestrada pelos aiatolás, cujo governo hoje patrocina o terrorismo internacional e trabalha para ameaçar o mundo com uma bomba atômica. No Irã. a ditadura do xá Reza Pahlevi, aliado dos Estados Unidos, foi substituída por uma ditadura teocrática e antiamericana. Pode-se imaginar o pesadelo se algo equivalente ocorrer no Egito, cujo governo, ainda que antidemocrático, é o principal parceiro do Ocidente na guerra ao terror e um dos poucos da região que vivem em paz com Israel.
É o que precisa ser dito. Reconhecer a realidade como é não significa gostar da realidade como é, entendem? Leiam isto:
“A única opção política no mundo árabe, atualmente, é o fundamentalismo islâmico. Não há outra oposição organizada, infelizmente. Ele atrai a simpatia popular com slogans simples e mágicos, como o de que o Islã é a solução para tudo. Os fundamentalistas pregam que o governo islâmico é o único modo de purificar a sociedade. A população acredita.”
Não se trata de nenhum antiislâmico radical. Ao contrário: a opinião é do advogado palestino Ghaith al-Omari, que foi assessor para assuntos externos do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

É evidente que os regimes tirânicos e corruptos do mundo árabe, muitos deles apoiados pelo Ocidente, não ajudaram a conter o radicalismo. Mas isso não pode nos levar a fechar os olhos para a realidade: os extremistas são os grandes vitoriosos na crise que toma conta desses países. A democracia é só um pretexto, quando é…

Por Reinaldo Azevedo

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Varejo

A rede Renner, que deu uma guinada e tanto (e com resultados) na área de vestuário em Juiz de Fora, obrigando até mesmo a C&A a se reposicionar na cidade , está se preparando para incorporar vendas de eletro- eletrônicos em todas as suas unidades no país.

Homem de fé

De volta a seu emprego de carreira, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, onde bate o ponto, ocupa uma sala e atende pessoalmente seu ramal telefônico, o ex-ministro Patrus Ananias, que comandava o Desenvolvimento Social no governo Lula, poderá ser brindado com a embaixada brasileira no Vaticano. Ele integra a chamada ala católica do PT e o único que ganhou um cargo foi Gilberto Carvalho, atual secretário-geral da Presidência. O pessoal da Canção Nova esperava ter uma cadeira no esquema de comunicação do Planalto: ficou na esperança.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Rio Investment 2011

Entre os dias 22 e 24 de março deste ano, vai acontecer o Rio Investment 2011, no Rio de Janeiro, um evento que vai reunir investidores de todas as partes do mundo com um único objetivo: mostrar a todos as oportunidades de negócios da cidade nos próximos anos. Durante três dias, empresários brasileiros e estrangeiros vão ter acesso a resumos estratégicos de tudo o que está sendo feito na cidade, além de reuniões privadas com autoridades e visitas a locais estratégicos para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016
O Rio Investment 2011, que vai acontecer no centro de Convenções Bolsa do Rio, no centro da cidade, é uma realização do Governo do Estado do Rio e da Infocast, com o apoio da Federasur e da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas no site www.federasur.org.br.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Barrado no baile

O fracasso de bilheteria do filme Lula, o filho do Brasil, que não ganhou nem um prêmio no país, foi barrado no baile do Oscar e que estreará apenas em maio em seis cinemas de Nova York, Miami e Los Angeles (dois em cada cidade), está sendo encarado como nova evidência da importância de Lula no cenário mundial. Hoje, nem se fala mais na possibilidade de um Nobel para o companheiro de São Bernardo, nem secretaria-geral da Unasul e menos ainda secretaria-geral da ONU. Nesse caso, a compulsão bajulatória se esqueceu que Ban ki Mon tem mais dois anos de mandato e terá outros quatro anos, como aconteceu com seus antecessores. Resumo da ópera: José Graziano, do Fome Zero, não tem a menor chance de ser diretor-geral da FAO, o fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Grupo Boticário vai ter uma nova marca, Eudora


O Grupo Boticário vai ter uma nova marca, Eudora, que deverá começar a ser vendida por catálogos até o fim de março. Os produtos já começaram a ser feitos na fábrica de São José dos Pinhais (PR), de onde saem também os itens da marca O Boticário, e vão usar o centro de distribuição da empresa localizado em Registro (SP).
A marca Eudora, que terá atuação nacional, é parte do segredo que vinha sendo mantido pelo Boticário nos últimos meses. Com ela, o grupo estreia em venda porta a porta, algo esperado pelo mercado desde o fim de 2009, quando os sócios da empresa, Miguel Krigsner e Artur Grynbaum, criaram a GKDS, para buscar oportunidades de negócios.

sábado, 22 de janeiro de 2011

ViverJF.com - Classificados gratuitos.


Foi lançado ontem em Juiz de Fora o site de classificados gratuitos Viverjf.com,  uma plataforma digital completa, moderna e eficiente.
O Viverjf.com reúne, em um só lugar, pessoas interessadas em comprar, vender ou alugar produtos e serviços ou contratar um profissional de qualquer área. E o melhor de tudo: no Viverjf.com, seu anúncio é  GRATUITO e permanece por até 60 dias no web site, podendo ser renovado infinitamente e o melhor sempre grátis.  
O sistema do site  é segmentado em seis canais: Imóveis (casas, apartamentos, flats, etc.), Veículos (carros, motos, etc.), Empregos (vagas, profissionais disponíveis, etc.), Compra e Venda (oportunidades e negócios), Serviços (empresas e profissionais) e Utilidade Pública (defenda seus direitos, achados e perdidos, avisos e comunicados etc.).

Confira o site, acesse: www.viverjf.com

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Site oficial da revista Ponto de Vista


Dentro de algumas semanas, estará na web o site oficial da revista Ponto de Vista, com design produzido pelo meu amigo Bruno Thales e o desenvolvimento à cargo da Emiolo.com (www.emiolo.com) empresa parceira da revista. Estaremos também nas mídias sociais como Twitter (@ePontodeVista), Facebook  e Orkut onde já temos uma comunidade. Uma das  novidades no site da revista será a Ponto de Vista TV, onde teremos entrevistas com personalidades de Juiz de Fora , Minas Gerais e de todo Brasil, além da cobertura de eventos sociais e empresarias.  E as novidades não vão parar, em breve darei mais detalhes.


Click na imagem para ver ampliado

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Twitter na tragédia

A tragédia que assola a Região Serrana do Rio de Janeiro gerou, só nesta semana, 250 mil tweets e a média, no período, tem sido de 1.620 posts por hora, ligados às enchentes, desmoronamentos e procura de vítimas em meio a montanhas de lama e detritos (em algumas áreas, chegam a atingir até quatro metros de altura). Metade deles, lista pontos de arrecadação e dá informações sobre o clima nas regiões afetadas e outra metade é recheada de comentários pessoais sem a menor utilidade. Eike Batista e Abílio Diniz também entraram no Twitter: o primeiro, dizendo que mandou helicópteros da empresa EBX para ajudar; o segundo, divulgou pontos de recolhimento e relatou ter enviado os primeiros três caminhões com mercadorias.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Compra coletiva é a nova mania de Juiz de Fora


As compras coletivas estão na moda e viraram uma febre nacional! Assunto comentado nas rodas de amigos, em conversas cotidianas e, sobretudo, no mundo virtual, esse fenômeno se transformou em um novo modelo de negócio dentro do cenário comercial brasileiro.
Trata-se de uma integração do varejo offline com o on-line e permite que os consumidores possam comprar produtos a um preço 50% a 90% menor. Para as empresas que oferecem os descontos, o investimento garante o anúncio de maneira gratuita no site de compras coletivas e permite que o estabelecimento apresente seu negócio a novos consumidores e tenha a chance de fidelizá-los.
Este cenário já é uma realidade para o comércio de Juiz de Fora. Em dezembro passado, foi lançado o primeiro site de compras coletivas da cidade, chamado Tribo Mania. Fruto de uma parceria entre o portal acadêmico Ecaderno.com, do grupo Emídia, e a Open TV, o projeto já é um sucesso e as vendas estão crescendo mais a cada oferta lançada. A média das vendas está entre 100 e 200 compradores, mas já houve casos em que cerca de 800 pessoas compraram a oferta.
Quando uma nova promoção é colocada no ar, as pessoas têm apenas alguns dias para adquirirem o cupom que dá direito aos benefícios oferecidos. Para garantir que os internautas saibam que a oferta foi lançada, ela é divulgada através das redes sociais da Tribo Mania, e também no portal Ecaderno.com. O grande diferencial do site é que, além de toda essa abordagem no mundo virtual, as promoções são noticiadas nas telas da Open TV, inclusive nos ônibus urbanos, garantindo que um número maior de pessoas tenha acesso e conheça as ofertas. Além disso, foi criado um canal de relacionamento direto entre os organizadores e o público, que pode dar sugestões de estabelecimentos e idéias para o site.
Para quem ainda não conhece esse novo modelo de negócios, vale a pena fazer um teste. O site da Tribo Mania é www.tribomania.com.br e as novas ofertas são disponibilizadas a cada dois dias.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Aliado é isso


A cada dia que passa, José Serra aumenta sua coleção de demonstrações de fidelidade e parceria protagonizadas pelo prefeito Gilberto Kassab: além de acolher na prefeitura serristas expulsos do governo do Estado por Geraldo Alckmin, absorveu todas as críticas dos últimos tempos contra enchentes. Kassab é um dos raros novos líderes políticos do país, com um leque de maiores vôos à sua frente. E por conta disso tudo é que Serra começa a pensar mais seriamente em disputar a prefeitura de São Paulo no ano que vem, com olhos na eleição de Kassab para governador em 2014.

Ronaldinho Gaúcho, salário milionário


Para quem gosta de contas e comparações: Ronaldinho Gaúcho vai ganhar no Flamengo quase a mesma coisa que ganhava no Milan, perto de 740 mil euros mensais, ou seja, cerca de R$ 23 milhões/ano. No Corinthians, Ronaldo ex-Fenômeno ganha R$ 400 mil mensais livres de impostos, mas fica com 80% dos patrocínios das mangas das camisas e nos calções do time. O que Ronaldinho ganhará equivale a 60 vezes o salário de Dilma e 24 vezes o salário de José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobrás. E 2,3 vezes o que ganha Howard Stringer, presidente da Sony.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Vale doa R$ 2 para cada R$ 1 depositado para vítimas de chuvas no Rio


A Vale colocou à disposição do Governo do Estado do Rio equipamentos pesados e operadores para auxiliar no trabalho de resgate de vítimas e remoção de terra e escombros na região serrana do Rio de Janeiro.
A empresa adquiriu cestas básicas, pastilhas purificadoras de água e doses de vacina contra tétano para doação.
Hoje no fim da tarde serão entregues 2.500 pastilhas e mil doses de vacina antitetânica aos necessitados. Amanhã (sábado) serão entregues mil cestas básicas e, na terça-feira (18/01), 4 mil cestas básicas, 24 mil pastilhas purificadoras e 30 mil doses de vacina antitetânica.
Além disso, os empregados e fornecedores da Vale também foram mobilizados no apoio às vítimas dos deslizamentos. Eles podem doar mantimentos, roupas, produtos de higiene e outros itens nos postos de recolhimento montados nos prédios da empresa no Rio.
A mineradora também abriu uma conta bancária em nome da Fundação Vale para receber doações em dinheiro, que podem ser feitas por funcionários ou por outras pessoas.
A cada real doado até o dia 31, a Vale vai depositar R$ 2. O dinheiro arrecadado será usado diretamente na reconstrução de áreas atingidas.

Veja o número da conta:

Banco do Brasil (001)
Titular: Fundação Vale
Agência: 1755-8
Conta Corrente: 6584-6
CNPJ: 33.896.291/0001-05

A Transportadora Della Volpe, que presta serviços à Vale, se voluntariou para encaminhar as doações para os locais determinados pela Defesa Civil.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Doações para os desabrigados pela chuva

A Mix Alternativo está recebendo doações para as vítimas da chuva no Rio de Janeiro (Itaipava e Petrópolis) . Local - Rua Oscar Vidal, 150/302 – Juiz de Fora. Os desabrigados estão precisando muito de sabonetes, material de higiene pessoal, roupas e colchonetes. Os donativos serão levados segunda-feira.

Bruno Siqueira comemora a aprovação do projeto Ficha Limpa em Juiz de Fora

Bruno Siqueira comemorou a aprovação de seu último projeto como vereador antes de assumir o mandato de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Secretários municipais, procurador geral do município, presidente da Comissão de Licitação e diretores da administração direta e indireta, incluindo Empav, Cesama, Demlurb, Emcasa e Funalfa, podem ter a nomeação impedida se tiverem sido condenados em processos por abuso de poder econômico ou político. A defesa é feita pelo vereador Bruno Siqueira (PMDB) por meio de projeto de lei aprovado ontem no  plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Falta apenas a sanção do Executivo para que a "Ficha Limpa" juiz-forana entre em vigor. No dispositivo, que baseia-se em lei federal, constam as mesmas restrições aos que desejam se candidatar a cargos legislativos. A expectativa de Bruno Siqueira é pela sanção da matéria.  
        O nomeado ou designado terá que declarar, por escrito, antes da posse não estar inserido nas vedações previstas. A fiscalização caberá ao próprio Executivo. Para isso, poderá solicitar informações e documentos necessários. Casos de descumprimento da lei, devem ser encaminhados ao Ministério Público.
        O projeto especifica as casos que comprometem os candidatos aos cargos. Nessa situação encontram-se cidadãos com representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral ou Justiça Comum, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado em segunda instância, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político. O impedimento se estenderá a oito anos após a decisão.        
        As mesmas restrições estão previstas para condenados em crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública ou o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambiente ou a saúde pública; crimes eleitorais, para os quais a lei prevê pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública.    
        A proposta abrange ainda lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes, racismo, tortura, terrorismo ou hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual e os praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Morrer na praia

Morrer na praia::


Rubens Ricupero é  jurista e diplomata brasileiro com proeminente atividade de economista. Foi Ministro da Fazenda de 30 de março a 6 de setembro de 1994, durante o período de implantação do Plano Real


A ameaça ao futuro do Brasil decorre do preço pago por Lula pela ilusória apoteose final e a vitória

A sorte do governo Dilma será decidida nos primeiros meses porque no Brasil o curto prazo é muito mais problemático do que o longo. As perspectivas das próximas décadas são mais propícias do que jamais foram no passado, tanto no cenário internacional como nas mudanças estruturais internas. O desafio é chegar lá e não se afogar na praia.

Quatro tendências profundas mudaram para melhor o futuro brasileiro: o fim da explosão demográfica, o término do crescimento selvagem das cidades, a passagem de situação de escassez para abundância de energia (pré-sal, bioenergia) e a consolidação como exportador de peso em mais de doze commodities importantes.

A deriva do eixo econômico mundial em direção à China e à Ásia assegura, por sua vez, demanda forte em volume e preço para a energia e as matérias primas que o país tiver para exportar, sem ter de depender da provável saída da crise por parte dos Estados Unidos, da Europa e industrializados.

O que ameaça esse futuro não vem de fora, mas de dentro: o preço pago por Lula pela ilusória apoteose final e a conquista da sua vitória eleitoral.

Esse custo se expressa em quatro números fatídicos: inflação de mais de 6%; dólar a R$ 1,60; deficit em conta corrente de mais de R$ 50 bilhões (2,5% do PIB); superavit primário de menos de 1% do PIB (descartando a contabilidade criativa).

A inflação é inaceitável, afirma a presidente, como se falasse de uma hipótese. De que forma qualificar então o que os índices revelam? Os preços em elevação não só de alimentos, mas de serviços pressionados por mercado de trabalho apertado, a falta de mão de obra, aumentos salariais acima da inflação, consumo e crédito superaquecidos, corrosão do salário real pelo encarecimento da vida configuram o quadro clássico de inflação em alta em qualquer texto de economia.

A fim de completar os sintomas de curto prazo perigoso, os números indicam a deterioração acentuada da taxa cambial, do rombo das contas externas e do deficit do orçamento.

O discurso oficial demonstra consciência da ameaça. Como o governo atual é em boa parte a continuação do anterior, até nas mesmas pessoas, é natural certo constrangimento em admitir excessos passados nos gastos de custeio e erros na calibragem do estímulo ao consumo e ao crédito.

O país não levou a mal esse pecado venial. Tanto assim que as palavras da presidente cumpriram a primeira tarefa de qualquer governo iniciante: dissiparam os medos e geraram um sentimento geral de boa vontade.

A segunda tarefa, construir a confiança, é mais árdua, pois depende de ações acertadas.

Dessas ações que definirão o destino do governo, a principal se refere não só à melhoria na qualidade dos gastos governamentais, mas à sua efetiva redução: corte não na água (despesas postas no orçamento para serem riscadas), mas para valer.

É ela a chave de tudo o mais: do equilíbrio do orçamento, da diminuição da dívida bruta, da redução do juro real e, por consequência, de retorno a câmbio e contas externas saudáveis.

Se passar nesse teste, a presidente Dilma terá tudo para levar o país mais perto de seu futuro, como desejamos a ela e a nós neste início de ano e de governo.

Combate ao cigarro




A Novartis está lançando no Brasil o NicotinellTM,  como uma nova opção de tratamento para o combate ao tabagismo. Com o lançamento, a empresa entra no mercado antitabagista no Brasil, que movimentou cerca de R$ 57 milhões em 2009, com a venda de mais de um milhão de produtos, segundo o IMS Health, que audita o setor. Segundo pesquisa do IBGE, mais da metade dos fumantes brasileiros querem parar de fumar, mas menos de 3% deles conseguem sem nenhum tratamento.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Amador

Uma produção estimada em R$ 8 milhões, a série bíblica da Record, Sansão e Dalila, encosta no amadorismo, a partir da escolha do elenco: fora as perucas que lembram as do pessoal do Casseta e Planeta, as cenas de luta são quase cômicas. Algumas, lembram Os Mutantes, com guerreiros sendo jogados bem para o alto, com efeitos ridículos. As luzes que envolveram o mensageiro de Deus eram constrangedoras.

Uniforme também

Nas compras feitas pelo Exército para o Forte dos Andradas, no Guarujá, onde Lula, Marisa Leticia, filhos, noras e netos passam férias de verão constava também R$ 3,8 mil para “compra de uniformes para o serviço de hotelaria”. Ou seja: o casal ex-presidencial gosta de ver todo mundo de uniforme. Nada de praça travestido de garçom. O surpreendente é o rótulo “serviço de hotelaria”.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Senador Aécio Neves na revista Ponto de Vista

Click na imagem para ver ampliado

O senador eleito  Aécio Neves pela segunda vez será  capa da revista Ponto de Vista. A edição de fevereiro da revista trará uma entrevista exclusiva com o  ex-governador. Aécio já foi capa da edição de setembro de 2007,  e fez grande sucesso, a revista esgotou em três dias.

sábado, 8 de janeiro de 2011

OAB pede a filhos de Lula devolução de passaporte

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, fez um apelo aos familiares do ex-presidente Lula para que devolvam os passaportes diplomáticos do Itamaraty que receberam no último dia 29 de dezembro. Ophir afirmou que caso os passaportes não sejam devolvidos espontaneamente, a OAB se vê na obrigação de tentar medida judicial para buscar correção do ato da concessão do documento pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). Em seu site, a OAB publicou trechos das declarações de Ophir, que afirmou que 'o passaporte diplomático é concessão que deve ser dada a autoridades que devem representar o País internacionalmente e, por isso mesmo, precisam de um ir e vir mais tranquilo'. 'A concessão de passaportes a outras pessoas que não estejam enquadradas nessa filosofia, deve ser algo excepcional. Quanto ao caso de filhos de um ex-presidente ter esse passaporte, isso é extremamente danoso face ao princípio da moralidade administrativa e atenta contra a própria lei', acrescentou.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O "X" do filho de Eike Batista




Thor Batista, primogênito de Eike Batista, o oitavo homem mais rico do mundo, está abrindo no Rio de Janeiro a BBX, uma “boutique de entretenimento”.  Thor terá como sócio, Mário Bulhões, da Pachá de Búzios. O objetivo da dupla é atingir o público “AAA”. No radar dos novos investimentos está à abertura brevemente, em Angra dos Reis de um sofisticado “club”, que deve abrir apenas algumas vezes por ano.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Módulo Embalagens, de Juiz de Fora anuncia joint venture

A Módulo Embalagens, empresa da família Machado, que controla a U&M Mineração e Construção S.A, e possui negócios nos setores de geração de energia, concessionária de veículos e entretenimento, anunciou ontem uma joint venture com a MetalgráficaRenner, de Gravataí (RS), controlada pelo grupo Renner Hermann. A nova empresa terá o nome de da Metalgráfica Módulo Renner, e terá sede em Três Rios (RJ) e será especializada na produção de embalagens para a indústria química. Não foi informado quando a nova empresa, que terá 50% de participação de cada sócio, entrará em operação. Segundo o BLOG apurou, as unidades de Gravataí e de Juiz de Fora não fazem parte da associação.

Reunião com o Secretário Desenvolvimento Econômico de Juiz de Fora


Hoje a tarde estive na Prefeitura de Juiz de Fora em reunião com André Zuchi, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, muitas novidades estão por vir para Juiz de Fora. 2011 deverá ser excelente para nossa cidade. Em abril teremos novidades. Depois darei mais detalhes aqui no BLOG.

Nova bolsa no Brasil

Um grupo de investidores liderado pela gestora de recursos Claritas está articulando a criação de uma nova bolsa de valores no Brasil. A ideia, segundo reportagem publicada na edição de hoje do jornal Valor Econômico, é realizar uma associação com a Bats Global Markets, que poderia criar a plataforma de negociações, e com a Bolsa da Bahia, Sergipe, Alagoas (Bovesba), por já dispor de parte dos documentos necessários para o ambiente de negociação de ações. O projeto, segundo o Valor, será administrado por Luiz Eduardo Zago, ex-diretor do Itaú.Uma das principais barreiras para a criação de um mercado de ações alternativo à BM&FBovespa é a exigência de uma Clearing, responsável pela guarda, compensação e liquidação das operações. Hoje esse papel é desempenhado pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), que é uma empresa da BM&FBovespa. “Em 2009 a Bovespa reduziu os custos de transação e elevou os da clearing. Essas medidas foram desenhadas para dissuadir novos players de entrarem no mercado”, analisa Regina Longo Sanchez, do Itaú BBA, em relatório. Segunda ela, o fato da CBLC pertencer à BM&FBovespa é “uma clara barreira de entrada”.
A criação de uma nova Clearing demoraria muito tempo. A saída, então, seria ser cliente da CBLC. A CVM precisará garantir que eles não façam o uso da força do monopólio”, afirma o analista da ERDesk, Bernardo Mariano. “A notícia é muito ruim para a bolsa. Já tivemos rumores anteriores, mas esse parece mais concreto”, ressalta Mariano. “É uma questão de tempo para que a concorrência aconteça”, explica Marcos Elias, da Empiricus. Ele lembra ainda que antes da desmutualização da Bovespa eram poucos que acreditavam que a bolsa poderia passar a ser avaliada em bilhões de dólares.
"Recebi consultas de analistas que avaliam as bolsas de valores e também de pessoas interessadas em montar uma bolsa. Não damos incentivos, mas estamos abertos a qualquer proposta", disse Waldir de Jesus Nobre, superintendente de relações com o mercado e intermediários da CVM, em entrevista para EXAME.com, em maio de 2010. “É uma tendência mundial e a concorrência é inevitável. Os obstáculos são infraestrutura, produtos e, além disso, encontrar empresas com desejo de se listar”, afirma Elias. As ações da BM&FBovespa (BVMF3) chegaram a cair 3% hoje, a maior queda do Ibovespa. 

50 por 1 - A Volta ao Mundo em 80 Dias



Álvaro Garnero comemora: a estreia da nova temporada de “50 por 1”, no último sábado (dia 1º), registrou pico de 12 pontos de audiência. Em 2011, o programa 50 por 1 levará os telespectadores para uma incrível volta ao mundo em 80 dias e irá explorar o lado reality show das aventuras de Garnero. A quarta temporada será baseada no romance de Julio Verne, A Volta ao Mundo em 80 Dias, onde o personagem principal aceita uma aposta de seus amigos em um clube de Londres para dar a volta ao mundo.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Joias da coroa

Joalheria oficial da monarquia britânica desde 1904, a Cartier marca presença na pré-estreia do filme The King’s Speech, que tem Colin Firth como o rei George VI e Helena Bonham-Carter como a rainha Elizabeth. O evento acontece nesta terça-feira (dia 4), na embaixada inglesa na França. Após a exibição do filme, a Cartier mostrará duas das 27 tiaras históricas confeccionadas especialmente para a coroação do rei George VI, em maio 1937.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Comprar para engordar

A Gávea Investimentos tem feito sobrevôos constantes sobre a Casa & Vídeo.Estaria preparando uma proposta para comprar a rede carioca de porteira fechada. A gestora está decidida a tirar proveito da consolidação do setor varejista para comprar, engordar e vender daqui a alguns anos a companhia para um dos líderes do mercado.

Congestionamento

Se José Serra ainda não tirou da cabeça a idéia de disputar, pela terceira vez, a Presidência da República em 2014 e se esse é o sonho de todos os dias do senador Aécio Neves, mais um nome pode ser acrescentado no bloco tucano: Geraldo Alckmin também acha que, com um grande governo em São Paulo, estará pronto para disputar, pela segunda vez, o Planalto.