sábado, 19 de junho de 2010

Presente para Saramago

Depois de alguns e-mails recebidos, referentes ao post abaixo, sou obrigado a presentear os admiradores de José Saramago com a tirada monumental do jovem Antero de Quental para Castilho, o então velho poeta e intendente das letras portuguesas:

“Levanto-me quando os cabelos brancos de V. Exa. passam diante de mim. Mas o travesso cérebro que está debaixo e as garridas e pequeninas coisas que saem dele confesso, não me merecem nem admiração nem respeito, nem ainda estima. A futilidade num velho desgosta-me tanto como a gravidade numa criança. V.Exa. precisa menos cinquenta anos de idade, ou então mais cinquenta de reflexão. É por estes motivos todos que lamento do fundo da alma não me poder confessar, como desejava, de V.Exa. nem admirador nem respeitador”

Nenhum comentário: