quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A Real Elizabeth



"O Príncipe Dom Eudes de Orleans e Bragança comentava emuma roda de amigos,como gostou da leitura do livro "A Real Elizabeth", do jornalista inglês Andrew Marr.Trata-se da primeira biografia da Rainha Elizabeth II publicada no Brasil, pela Editora Europa, e o jornalista aborda a real função da soberana e as adaptações que a monarquia passou nos últimos tempos.Dom Eudes acompanhou a Rainha Elizabeth II na viagem que fez ao Brasil em 1968, a bordo do Iate Real Britânia, iate hoje aposentado e que virou Museu, na época o nosso Príncipe,era Capitão da Marinha Brasileira.

Outro livro "The Queen's Diamonds" de Hugh Robert,livro luxuoso que lançado no Jubileu da Rainha, mostra todas as jóias da soberana, mas se esquece do famoso conjunto de Águas - Marinhas, colar, brinco e pulseiras, entregues a Rainha por Assis Chateaubriand, em nome do governo Brasileiro, como presente para a soberana, durante os festejos da Coroação em 1952. Só o colar era composto de doze pedras de águas-marinhas, com 607 brilhantes incrustados em fina platina. Na época causou tanto fascínio que uma réplica do colar foi encomendada
pela falecida Lily de Carvalho Marinho.

Elizabeth II comemorou, em fevereiro de 2012, seu jubileu de diamante — 60 anos como rainha da Grã-Bretanha. É justamente neste momento que o jornalista Andrew Marr volta sua pena sagaz à monarquia e à monarca, revelando o papel central que ela ocupa como chefe de estado de 19 países, normalmente desconhecido do grande público.
Com organização temática (em vez de cronológica), Marr disseca as relações políticas de Elizabeth II, especialmente aquelas com seus primeiros-ministros; examina suas responsabilidades e o seu profundo comprometimento como chefe da Commonwealth. Sobretudo, lança seu olhar ao que exatamente ela faz — desde suas aparições públicas e inaugurações até reuniões com chefes de estados e outros dignitários visitantes — e no porquê ela passa três horas por dia examinando documentos enviados de Downing Street. 

Marr analisa ainda as dramáticas mudanças na mídia desde a ascensão ao trono, em 1952, e como a monarquia — e a monarca — viram-se obrigados a mudar e a se adaptar. Ele argumenta que, sob os vigilantes olhos da rainha, a monarquia britânica experimentou uma modernização intensa e sem precedentes para enfrentar as demandas da era moderna, desde o final da Segunda Guerra Mundial. Apoiado por pesquisa meticulosa e habilidade narrativa ímpar, Marr apresenta um retrato fiel e sem precedentes de Elizabeth II e também do seu reinado ao longo de seis décadas.

Nenhum comentário: