quinta-feira, 19 de julho de 2012

Avançamos, e o shopping não caiu.

Primoroso artigo escrito pelo amigo André Zuchi

Avançamos, e o shopping não caiu

Por André Luiz Zuchi Conceição -  Economista


 
Vivemos um momento ímpar em nossa cidade, uma reversão das expectativas quanto ao futuro. Estamos crescendo, criando oportunidades e renda.

Dizem que é na adversidade que surgem as melhores oportunidades. Estamos aproveitando essa janela de oportunidades, com muito trabalho, vontade política e parceria entre Estado, Município e nossas Instituições, com foco e objetivo comuns, visando à reconquista do desenvolvimento sustentado da cidade.

Os indicadores nos permitem afirmar que deixamos no passado as baixas taxas de crescimento, se comparadas às do País e do Estado. Em Juiz de Fora, os investimentos incentivados e monitorados pela Prefeitura somam mais de 1,5 bilhão em diversos setores de atividade, gerando mais de 10 mil oportunidades de empregos diretos e indiretos, proporcionando também o aumento da renda. Os dados do Caged demostram que, nos últimos três anos, o saldo de empregos foi positivo, com boas perspectivas para este ano.

É importante, também, destacar o projeto do Parque Tecnológico desenvolvido pela UFJF, que se encontra em fase final de aprovação junto aos órgãos ambientais e do qual a Prefeitura é parceira, com iniciativas facilitadoras para a sua implantação, como a AEIE-PQ, e incentivos fiscais municipais, para a atração de empresas de base tecnológica, cujo valor agregado dos salários é maior.

Entretanto, para consolidar essas conquistas, novos desafios são colocados, tornando-se fundamental o aumento dos investimentos em infraestrutura logística e locacional em novas áreas industriais e em educação, principalmente a técnica, com foco na capacitação, qualificando e requalificando de nossa mão de obra.

Investir é multiplicar, é apostar no futuro, nas gerações futuras. Investir é ampliar a base econômica do município, com aumento da arrecadação de impostos necessários ao atendimento da demanda crescente por serviços públicos de qualidade.

Na esteira do investimento, após a realização de pesquisas com objetivo de conhecer melhor o mercado de trabalho local, criamos o espaço JF EMPREGOS (
www.jfempregos.com.br), visando aproximar os profissionais das vagas disponibilizadas pelas empresas. Essa ação nos permitirá um acompanhamento do mercado, orientando a adoção de ações e programas de qualificação e requalificação da população assistida pela Prefeitura, com vistas à sua inserção no mercado de trabalho formal.

Confirmando essas expectativas sobre o futuro da cidade, estudos recentes demonstram, também, que Juiz de Fora e região estão inseridas em uma área de influência, com excelente infraestrutura de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, que abrange parte dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e onde residem aproximadamente 46,7 milhões de habitantes, ou seja, um quarto da população brasileira. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, São José dos Campos e Juiz de Fora são os principais centros urbanos dessa área de influência, segundo a pesquisa.

O potencial de desenvolvimento para essa área de influência é extremamente positivo, destacando-se, dentre outros fatores: os investimentos elevados em infraestrutura e desenvolvimento tecnológico do pré-sal, os megaeventos, a Copa do Mundo e Olimpíadas, o Superporto de Açu, o parque automotivo Resende – Juiz de Fora, o polo siderúrgico e de mineração em Minas Gerais, o grande mercado consumidor, redes de ensino e universidades altamente qualificadas para o desenvolvimento humano e tecnológico.

O que se observa, portanto, é a proximidade de um futuro promissor. Com o planejamento das ações, com o estabelecimento de parcerias público-privadas, com a união das instituições buscando foco e otimizando esforços na busca dos resultados, as chances de avançarmos e consolidarmos nossa posição no cenário Estadual e Nacional é enorme.

Vamos em frente, sempre. Lanterna na proa, nunca na popa

Nenhum comentário: