terça-feira, 24 de julho de 2012

Eleições 2012

Eleições 2012, e com ela voltamos ao debate de qual é o político que melhor nos representará, seja na Prefeitura de Juiz de Fora ou na Câmara Municipal. A resposta, apesar de simples, muitas vezes não corresponde a realidade da manifestação dos eleitores. E isso ocorre pela óbvia razão que permeia a humanidade ao longo dos tempos, o erro. Somos humanos e factíveis ao erro. Mas é na tentativa do acerto que deve estar focado o nosso posicionamento. Devemos, como cidadãos buscar entre os candidatos aqueles que apresentam propostas despojadas de interesses e vaidades pessoais. Que realmente tenham uma plataforma de ideias voltadas ao coletivo maior, ao conjunto da sociedade e não apenas a grupos ou interesses corporativos.
Por isso não devemos basear nosso voto por pesquisas, por achar que é melhor estar ao lado dos vencedores. E a frase abaixo, dita por um senador da república já falecido, Darcy Ribeiro expressa bem essa lógica inversa da nossa política:
Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolverse autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu".
Ainda Darcy Ribeiro nos deixa outro ensinamento, desta vez para aqueles que dizem estarem descontentes e desgostosos com a política e que não farão mais uso do seu direito constitucional ao voto: “Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca”. Desistir do voto é resignar-se e deixar que a política seja conduzida exatamente por aqueles que menos condições têm de bem conduzir os destinos de nossa cidade, tanto nas esferas do Executivo como do Legislativo. Portanto, analise o conteúdo das propostas apresentadas pelos candidatos, o seu passado, a sua história de vida e faça a sua escolha. Por certo, seguindo esses e outros critérios estaremos todos contribuindo para a construção de uma democracia mais sólida, justa e solidária.


Nenhum comentário: