terça-feira, 24 de junho de 2014

Lançado o Portal do Turismo de Juiz de Fora


“Onde ficar”, “onde comer”, “o que fazer” em Juiz de Fora? A partir desta segunda-feira, 23, a cidade reúne todas as informações turísticas em um só local: o “Portal do Turismo”, já disponível no endereço eletrônico portaldoturismo.pjf.mg.gov.br.

Com investimento na ordem de R$30 mil, o portal se caracteriza como uma solução importante para levar informações precisas, consistentes e de fácil acesso para visitantes e juiz-foranos. Proposto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sdeer) e desenvolvido pelas Secretarias de Planejamento de Gestão (Seplag), através da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, e de Comunicação Social (SCS), o sistema vem atender uma demanda do trade turístico local, levantada através do Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora (Comtur/JF). “O portal era um desafio há muito tempo.

Com ele, vamos conseguir dinamizar ainda mais as informações do Turismo da nossa cidade e divulgar o potencial de Juiz de Fora”, explicou o prefeito Bruno Siqueira durante o lançamento do sistema.

Em breve, o portal poderá ser acessado em postos de autoatendimento, em pontos específicos como hotéis, rodoviária, aeroportos, restaurantes, faculdades, shoppings e áreas públicas, aliando inovação e tecnologia em uma plataforma completa e totalmente gratuita. A alimentação e atualização dos dados serão feitas pelo Departamento de Incentivo ao Turismo (Ditur) da Sdeer. “Contamos com os estabelecimentos para a atualização frequente do nosso portal”, destaca a chefe do Departamento de Incentivo ao Turismo, Tatyana Hauck Herdy Hill.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda, André Zuchi, o portal é uma ferramenta dinâmica e importante para o desenvolvimento e a consolidação do turismo de eventos e negócios na cidade, setor de atividade extremamente importante na construção do Produto Interno Bruto (PIB) local. “As informações disponibilizadas neste momento proporcionarão aos turistas e aos empresários que buscam realizar negócios um conhecimento maior dos estabelecimentos e atrativos disponíveis”, afirma.

Para a presidente do Comtur JF, Danielle Feyo, o portal vai permitir o acesso a todas as informações relacionadas à cidade, fazendo com que as pessoas a percebam como um destino turístico. “Agora, o desafio das entidades do Comtur é auxiliar na alimentação do portal para que se transforme em um canal de referência. Essa é uma entrega importante, que demonstra a preocupação do poder público com as demandas do setor.”

Inovação e tecnologia aliadas ao serviço para o visitante

O novo sistema de informações turísticas de Juiz de Fora foi desenvolvido com base em um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em janeiro de 2012, que analisou o Portal do Turismo da cidade e sugeriu mudanças para adequar as informações aos padrões de referência e qualidade.

O subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Argemiro Tavares, explica que, em relação ao Portal do Turismo disponibilizado no site da Prefeitura de Juiz de Fora, o novo sistema traz mais informações, como fotos, serviços disponíveis, localização geográfica e programações, oferecendo um conteúdo mais dinâmico e completo para orientar sobre a localidade e oferta turística existente. “O destaque é a tecnologia responsiva, que permite a visualização do portal em smartphones, tablets, computadores, tótens, dentre outros”, pontua.

O melhor de Juiz de Fora na palma da mão

O secretário de Comunicação Social, Michael Guedes, destaca que o lançamento do portal é mais um passo para reforçar a imagem da cidade internamente e no cenário nacional. “Trabalhamos muito nos últimos meses para levar ao grande público o que Juiz de Fora tem de melhor. A função do sistema vai além da divulgação de informações turísticas: é importante para o município, gera autoestima e reforça as características que fazem de Juiz de Fora uma cidade diferenciada”, ressalta.

Para ter suas informações divulgadas, donos de estabelecimentos interessados devem acionar o Ditur, pelo telefone 3690-7122 ou portaldoturismo@pjf.mg.gov.br.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Sdeer, pelo telefone 3690-8341.

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