segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Aécio Neves assina acordo na França


O governador Aécio Neves assinou, nesta segunda-feira (17), na França, acordo de irmandade entre o Estado de Minas Gerais e a região de Nord Pas-de-Calais, província da República Francesa. O documento foi assinado na capital, Lille, pelo governador e pelo presidente do Conselho Regional, dirigente máximo da província, Daniel Percheron. As duas regiões têm grande identidade por terem a sua história cultural e econômica ligadas à atividade mineradora.
Segundo o governador, o acordo possibilitará que Minas Gerais e a região de Nord Pas-de-Calais passem a atuar juntas em diversas áreas com o objetivo de estimular o crescimento social e o desenvolvimento econômico. Ele afirmou que os convênios serão realizados principalmente na área ambiental e de formação de mão-de-obra especializada.
“Minas Gerais e a região de Nord Pas-de-Calais enfrentam o mesmo problema de degradação das áreas que foram exploradas pelas empresas de minério. Devemos trocar experiências administrativas e mesmo legislativas para resolver esses passivos ambientais e garantir o desenvolvimento dessas regiões de forma sustentável”, disse Aécio Neves, que estava acompanhado do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e do embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani.
Daniel Percheron propôs a criação de uma associação de regiões mineradoras, da qual participariam Minas Gerais, Nord Pas-de-Calais e outras regiões no mundo, com o objetivo de estabelecer um fórum de debates que possa apresentar soluções alternativas para problemas comuns que enfrentam nessa esfera de atividade.

De acordo com o governador, outra área que deverá ser beneficiada pelo acordo assinado é o de capacitação profissional. Ele defendeu que os dois estados busquem qualificar adequada e rapidamente a mão-de-obra para atender as demandas da economia moderna. “A cinergia entre poder público e a iniciativa privada é absolutamente necessária, mas os poderes públicos têm um papel fundamental para garantir que isso ocorra”, disse o governador.
Percheron sugeriu um intercâmbio entre jovens de Minas e da região de Nord Pas-de-Calais atendidos pelo convênio e programas de formação de mão-de-obra. O governador Aécio Neves disse que pretende entrar em contato com entidades de classe de Minas Gerais para viabilizar os primeiros intercâmbios já no ano que vem.
O presidente do Conselho Regional de Nord Pas-de-Calais mostrou especial interesse em conhecer o pólo de biodiesel e o sistema ferroviário mineiro. “Além das questões ambiental e cultural, queremos conhecer mais profundamente a indústria do biodiesel que se desenvolve em Minas. Poderemos ainda discutir as potencialidades do sistema ferroviário mineiro. Para o desenvolvimento de nossa região, foi muito importante Lille ter se transformado em um hub ferroviário”, disse Percheron.
Para promover o intercâmbio entre Minas e a região francesa e criar condições para aproximação entre as duas, será elaborada uma agenda de trabalho, que incluirá reuniões entre representantes do poder público, empresários e instituições diversas. O acordo prevê reuniões sistemáticas, pelo menos uma vez por ano.
“O Brasil e a França sempre mantiveram parcerias, mas a União não consegue dar conta das especificidades de cada região. Daí a necessidade dos estados promoverem as suas parcerias”, defendeu Aécio Neves.
Durante a solenidade de assinatura do acordo de irmandade, o primeiro vice-presidente de Finanças e Comunicação de Nord Pas-de-Calais, Bernard Roman, fez uma apresentação sobre as principais atividades econômicas e culturais da região e de Lille. A apresentação sobre Minas foi feita pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães.
Também estiveram presentes o vice-presidente de Relações Internacionais da província francesa, Ginette Verugghe, o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Paulo Brant, e o subsecretário de Assuntos Internacionais da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde.
FONTE: Secretaria de Estado de Governo

Nenhum comentário: