terça-feira, 27 de abril de 2010

Dilma Bengell


No alto, a fotomontagem do blog; acima, da esq. para a dir., as atrizes Tonia Carrero, Eva Wilma, Odette Lara, Norma Bengell e Ruth Escobar, na Passeata dos Cem Mil (click na foto para ver ampliado)

Para quem ainda não sabe, a candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, colocou, indevidamente, em seu blog oficial, uma foto-montagem que deveria retratar três períodos de sua vida: a infância, a candidata numa passeata contra a ditadura e nos dias atuais. O fato é que a imagem que supostamente deveria ser a dela, em tempos de ativista, é, na verdade, da atriz Norma Bengell, participando da chamada Passeata dos Cem Mil, realizada no Rio, no dia 26 de junho de 1968.

A gafe política, entre tantas outras cometidas pela candidata, virou assunto nos principais jornais do país e ainda no exterior. Entre as críticas mais suaves (se é que houve alguma), os editoriais afirmam que Dilma Rousseff engana ardilosamente a opinião pública e subestima a inteligência do eleitor brasileiro. Fica a pergunta: passar-se por uma pessoa sem ser ela, não é considerado crime no nosso país?

A seguir, reprodução da nota divulgada no blog da candidata, depois de constatado o fiasco:

“O blog Dilmanaweb lamenta profundamente a interpretação equivocada da foto que traz a atriz Norma Bengell participando de uma passeata contra a ditadura.
Jamais houve a intenção de confundir a sua imagem com a de Dilma, o que seria estapafúrdio, ainda mais se tratando de uma figura pública. O que se busca, ali, é ressaltar um momento da vida do país do qual Dilma participou ativamente. Outras fotos do blog fazem referência a esse momento em que os brasileiros foram às ruas pedir o fim da ditadura.
Dilma participou de todas essas lutas. Elas fazem parte de sua vida e da vida de milhões de brasileiros. Lamentamos eventuais mal-entendidos que possam ter ocorrido e tomaremos providências para evitá-los.
Pepper Interativa”

Desculpinha fraca, não?

Nenhum comentário: