quinta-feira, 28 de abril de 2011

A última vontade da princesa!


A última vontade da Princesa Dona Thereza de Orléans e Bragança Martorell y Calderó, última neta da Princesa Isabel, que morreu semana passada no Estoril, em Portugal, foi que suas cinzas repousassem em seu amado Brasil, em Petrópolis, na Catedral que abriga os restos mortais de seus pais. Seu procurador no Brasil já agendou uma visita ao Bispo de Petrópolis para comunicar o desejo de Sua Alteza, que acumula histórias deliciosas de amor ao País, embora tenha nascido na França.
Quem visitava a casa de D. Thereza em Estoril achava engraçado como a construção era diferente de todas as demais da rua — é que ela pediu que seu lar fosse erguido  virado em direção ao Brasil, dando as costas para a calçada. Em outra ocasião, a embaixatriz da Rússia em Portugal a convidou para uma visita à terra dos czares, com tudo pago, mas a princesa declinou gentilmente, pedindo que o dinheiro fosse revertido para obras de caridade no Rio de Janeiro.
Aí vai a dica para a Prefeitura de Petrópolis, que cuida tão bem da memória do Brasil Imperial: que tal construir uma cripta no adro da Catedral, que reuniria restos mortais de príncipes brasileiros espalhados mundo afora? Túmulos da realeza são atração turística na Europa e recebem visitantes interessados em História e em prestar seu respeito, depositando flores e mensagens.
É assim com o da Princesa Diana, em Althorp, na Inglaterra, com o da Imperatriz Sissi, em Viena, com o da Rainha Maria Antonieta em Saint Denis, Paris, e com a romântica capela de Dreux, onde estão sepultados os Orléans franceses e os brasileiros D. Luiz e D. Antonio, filhos da Princesa Isabel. E entre as grandes atrações da Abadia de Westminster, em Londres, onde será celebrado amanhã o casamento do ano, figuram os túmulos de 17 reis ingleses, motivo de grande orgulho para a população.

Nenhum comentário: