Esta é a primeira vez que a mulher saudita terá o direito de votar e se candidar a um cargo neste reino conservador, onde apenas eleições municipais são organizadas
RYAD, Arábia Saudita (AFP) - O rei Abdullah da Arábia Saudita anunciou neste domingo de voto e elibilidade nas eleições municipais às mulheres, em um discurso pronunciado diante do conselho municipal consultivo.
Esta é a primeira vez que a mulher saudita terá o direito de votar e se candidar a um cargo neste reino conservador, onde apenas eleições municipais são organizadas.
"A partir do próximo mandato, a mulher terá o direito de participar nas eleições e direito a voto, em conformidade com os princípios do Islã", afirmou o rei.
As eleições municipais que serão realizadas na próxima quinta-feira, as segundas na história do reino, ainda não contará com a particpação das mulhers. A votação deverá preencher metade das 285 cadeiras nos conselhos municipais do reino. A outra metade é nomeada pelo governo.
Ativistas dos direitos da mulher há muito lutam pelo direito ao voto no reino, que palica a versão rígida do Islã sunita, que proíbe as mulheres dirigir carros ou viagem sem o consentimento de um homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário