segunda-feira, 26 de novembro de 2012

2ª Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável é sucesso total

2ª Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável gerou reflexões sobre o tema sustentabilidade em sua forma plena
O tema sustentabilidade entrou na pauta de políticos, acadêmicos, empresários e civis na tarde da última sexta-feira, 23 de novembro
Desenvolver uma consciência sustentável entre empresários e comunidade civil é um dos objetivos da 2ª Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, organizada pelo WXC Banco de Negócios. O evento, que aconteceu nesta sexta-feira (23), no Instituto Metodista Granbery, reuniu representantes políticos, acadêmicos, empresários e interessados no assunto, em um debate que foi além das aparências.
Estiveram presentes autoridades como o deputado federal, Marcus Pestana, o secretário de planejamento e desenvolvimento econômico da PJF, André Zuchi, o assessor de desenvolvimento sustentável do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Carlos Fernando Vianna, o diretor do núcleo de sustentabilidade da Associação das Nações Unidas do Brasil (Anubra), Rodrigo Hajjar e o professor e coordenador da faculdade de economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Dr. Lourival Batista de Oliveira Júnior.
O evento foi dividido em painéis. Na parte da manhã foram apresentados três painéis e na parte da tarde um painel e um debate que finalizou a conferência. Segundo a reitora do Instituto Granbery, Elaine Lima de Oliveira, o local escolhido para a realização deste encontro não poderia ter sido outro: “Muito além de cuidar da natureza, a sustentabilidade passa pela educação. Educar bem é o primeiro passo para conseguirmos um mundo melhor”.
Para o idealizador do evento, William Xavier de Carvalho, o propósito do fórum, tanto na primeira edição da conferência quanto na segunda, foi reavivar o tema da sustentabilidade para empresas, empresários e sociedade em geral. “O que foi discutido aqui hoje foram soluções sustentáveis no âmbito nacional e municipal que dá um novo horizonte para quem teve a oportunidade de acompanhar os debates. Acredito que o evento mais uma vez contribui bastante para essa visão sustentável” afirma o organizador.
O primeiro painel, apresentado pelo representante do BDMG, Carlos Fernando Vianna, teve como tema “O BDMG e seu papel no desenvolvimento da Economia Verde” e mostrou que existem instituições que investem na sustentabilidade. O Banco se apresentou como instrumento motivador para empresas que anseiam se tornar sustentáveis, refletindo essa ação positivamente no mercado em que atua.
O segundo painel foi ministrado pelo deputado federal, Marcus Pestana, que trabalhou o tema “O desenvolvimento sustentável, economia verde e ação parlamentar”. Conforme o político, as ações sustentáveis sugerem pensamentos globais e ações locais, sobretudo destacando atitudes de tolerância. “Para sairmos do pensamento sustentável e colocá-lo em prática é preciso que as pessoas, principalmente os representantes políticos e empresariais, entendam que os interesses da coletividade tem que estar acima de seus desejos e vontades”, afirma o deputado.
WXC e o Deputado Federal Marcus Pestana
 
O terceiro painel foi voltado para a apresentação da empresa Essencis, que está se instalando em Juiz de Fora, no distrito de Paula Lima, de modo a despertar nos participantes uma percepção de valor, através da sustentabilidade. Atraída pelo desenvolvimento industrial da cidade, a empresa atua em soluções sustentáveis, em sua maioria na busca pela transformação de resíduos novamente em matéria prima. Seus trabalhos foram expostos pelos representantes da empresa, Fabiano Vale de Souza, gerente de inovação e melhoria contínua; Ângelo Gondim, gerente comercial; Sílvio César Costa Júnior, coordenador comercial.
 
225 participantes presentes
No turno da tarde, a conferência se iniciou com o painel ministrado pelo professor Dr. Lourival Batista de Oliveira Júnior, que trabalhou o tema “Perspectivas de desenvolvimento sustentável para a Mata Mineira”. O professor destacou que não adianta a sociedade contar com muito capital humano, se não possui capital social para complementar. “O capital humano é a formação que o indivíduo adquire no passar do tempo, já o capital social é o que faz o indivíduo agir na coletividade e entender que suas ações impactam na vida do outro”, afirma.


 
Por fim, fechando o evento, foi realizado um debate mediado pelos participantes do evento André Zuchi, Dr. Lourival e Sílvio Júnior. A pergunta que orientou o debate foi “O que podemos fazer hoje para ser um bom exemplo amanhã?”. O secretário nesta fase apresentou trabalhos que estão sendo desempenhados pela Prefeitura Municipal e apontou que a cidade está no caminho certo: “provavelmente daqui a três ou quatro anos colheremos os frutos que plantamos”. Já o professor da UFJF e o coordenador comercial da Essencis ressaltaram a importância das ações com um mesmo propósito e em coletividade.
 
 

 

Nenhum comentário: