quarta-feira, 7 de maio de 2014

Inscrições para Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora estão abertas

 Click na imagem para ver ampliado

Colocar em pauta importantes questões sociais do Brasil é o objetivo da segunda edição do Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora, que acontece no dia 23 de maio, às 13h30. O evento será realizado no Teatro Academia, localizado na Rua Halfeld 1.179, Centro, e é coordenado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF) e produzido pelo site de classificados gratuitos Viverjf.com .
Com o tema “Inclusão Social e Cidadania: Ideias para um Brasil Inclusivo e Transformador”, o seminário abordará questões como a inserção social de pessoas com deficiência física e Síndrome de Down. Serão tratados, ainda, temas atuais como o tráfico de pessoas e a transferência de renda por meio de programas sociais.

Haverá também uma exposição de artesanato, pintura e culinária na entrada do teatro. O material apresentado é fruto do trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do Instituto Médico Psico-Pedagógico (Imepp) de Juiz de Fora e do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas. Também serão apresentadas algumas peças da coleção de roupas da estilista Raquell Guimarães, confeccionadas por presidiários.

O seminário é destinado a profissionais ligados à inclusão social, estudantes e pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Segundo o coordenador da Intecoop, professor da Faculdade de Enfermagem, Petrônio Barros, o evento também tem como finalidade aproximar teoria e prática através da universidade e sociedade local. “Discutir o papel da universidade como agente de transformação social que, em princípio, deve ser um de seus maiores objetivos, é promover também um debate sobre um dos direitos básicos do ser humano: a educação de qualidade.”
Segundo o diretor geral do Viverjf.com e um dos organizadores do evento, Marcel Aziz Iunes, a iniciativa partiu de uma carência em debates sobre o tema em Juiz de Fora e no país. “O Brasil é um país socialmente injusto, um mar de necessidades sociais. O objetivo do Seminário, em sua essência, é o compartilhamento de ideias que podem ser difundidas. Ideias que valem a pena ser espalhadas para a melhora da sociedade e do cidadão.”

Para o secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Juiz de Fora e um dos palestrantes do evento com o tema “Transferência de Renda e Emancipação pelo Trabalho”, Flávio Cheker, ainda existe muito preconceito a respeito dos programas de federais de transferência de renda, como o Bolsa Família. “Temos que desmitificar a ideia de que o Bolsa Família é um programa puramente assistencialista, na verdade ele é a primeira etapa da emancipação, uma espécie de porta de entrada para o emprego e que, por sua vez, é a porta de saída do programa.”

O evento é aberto ao público e os interessados em receber certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) devem realizar as inscrições gratuitas http://www.ufjf.br/proex/seminario/

Outras informações: (32) 2102-3971 (Pró-reitoria de Extensão) 9102-1099 (Marcel Aziz Iunes)

Nenhum comentário: