sábado, 31 de julho de 2010

Príncipe D. João de Orleans e Bragança escolhe Paraty para inaugurar exposição


Depois de registrar no livro ‘Olhar de João’ seus 35 anos de carreira como fotógrafo, o príncipe D. João de Orleans e Bragança escolheu Paraty para inaugurar, quinta-feira, uma exposição com 30 imagens selecionadas entre as 140 que compõem a obra, publicada pela Meta no fim do ano passado. A mostra acontece na Galeria Zoom e dá uma ideia dos caminhos já percorridos pelo membro mais popular da família imperial brasileira.

O cenário, de fato, não poderia ser outro: além da intimidade que mantém com o casario e as calçadas pé-de-moleque, o Príncipe Dom João de Orleans e Bragança é um embaixador informal da cidade durante a Festa Literária de Paraty, que também começa na quinta-feira. “Os autores lá fora disputam um espaço na Flip, que já se tornou mais importante economicamente para a cidade do que o Carnaval e o Ano Novo”, diz. É no Centro Histórico que ele mantém seu escritório imobiliário, onde bate ponto de segunda à sexta.

Na maior simplicidade, D. Joãozinho abre, a cada ano, os jardins de sua casa para o mais concorrido evento off-Flip, o almoço dos escritores — este ano, a programação traz Fernando Henrique Cardoso, Peter Burke, Robert Cramb, Moacyr Scliar, Ferreira Gullar e outros. A presença no encontro é quase obrigatória, to-do mundo vai.
Isabel Allende é a figura mais esperada, mas o príncipe não está ansioso pela confirmação da presença da escritora chilena em sua casa. “O almoço é tradição desde a primeira Flip, há seis anos, todos vêm, ela deve vir, afinal, é tudo pertinho, dá para chegar a pé”.

Nenhum comentário: