quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Roger Agnelli, ex-Vale, é eleito o 4º melhor CEO do mundo

 
 
O ex-presidente da Vale, Roger Agnelli foi escolhido pela “Harvard Business Review” e o Insead como o quarto CEO com melhor desempenho no mundo. Ele é o único brasileiro presente no ranking dos dez melhores presidentes de empresas, encabeçado pelo ex-CEO da Apple Steve Jobs.
Em segundo lugar está o presidente da Amazon, Jeffrey Bezos, seguido pelo ex-CEO da Samsung, Yun Jong-Yong. Outros nove brasileiros fazem parte do top 100. O ex-CEO da Embraer Maurício Novis Botelho ficou em 11º lugar no mundo e na segunda posição quando analisada apenas a América Latina. Nesse caso, Agnelli lidera a lista.
O ranking usa dados como o aumento no valor de mercado da empresa durante a presidência dos executivos e o retorno aos acionistas em comparação com outras companhias no mesmo país ou na mesma indústria, além de indicativos de desempenho como vendas, lucro ou índice de inovação. Esta é a segunda edição do estudo, produzido por professores das escolas de negócio de Berkeley e do Insead e publicado pela “Harvard Business Review”. Neste ano, o estudo inclui mais CEOs – de quase dois mil em 2010 para 3.143 – e buscou empresas em mais países.
O estudo busca analisar todo o tempo passado por um presidente no comando da empresa, o que explica que muitos dos nomes sejam de profissionais que já foram substituídos. Apesar de já se ter passado mais de um ano da morte de Steve Jobs, por exemplo, os autores da pesquisa dizem que números alcançados pela Apple durante a presidência de Jobs "devem seguir imbatíveis por um longo tempo". O estudo usa dados até 2010, para melhor avaliação dos impactos da presidência do executivo na empresa. Por essa razão, Tim Cook, que substituiu Jobs em 2011, não foi incluído na amostra.
Os outros nomes brasileiros na lista incluem Renato Alves Vale, presidente da CCR, em 24º lugar, Djalma Bastos de Morais, da Cemig, em 26º, e o presidente da Tractebel, Manoel Arlindo Zaroni Torres, em 29º. No geral, os presidentes brasileiros se saíram bem no estudo. Apesar de serem apenas 4,5% da amostra geral, formam 9% do top 100. Em comparação, os CEOs chineses foram 17% dos presidentes analisados, mas apenas três executivos entraram no ranking final dos 100 melhores.
 
Confira o top 10 e a posição de todos os brasileiros:
 
Click na imagem para ver ampliado

Nenhum comentário: