quinta-feira, 17 de julho de 2014

Efromovich escala Omar Peres como negociador Estaleiro Ilha SA (Eisa)

 Omar Peres


O empresário German Efromovich, dono do Grupo Synergy, escalou Omar Peres, seu amigo e um veterano da indústria naval, para assumir a negociação junto aos armadores e achar uma solução definitiva para o Estaleiro Ilha SA (Eisa).
Uma reunião ontem em São Paulo definiu que Omar Peres ficará à frente das negociações com os credores, principalmente a Log-In. Peres já foi dono do estaleiro Mauá e hoje administra os negócios de sua família.
A conclusão da reunião foi de que o EISA tem um problema de liquidez, não de insolvência.

 German Efromovich

O patrimônio da empresa, segundo um participante da reunião, é 10 vezes maior que a dívida, que monta a 160 milhões de reais.

A Log-In é o maior credor porque fez adiantamentos ao EISA por conta de navios encomendados ao estaleiro.
O Grupo Synergy, de Efromovich, está buscando recursos para pagar a folha salarial deste mês. Depois de honrar a folha, se ainda não tiver encontrado um comprador para o EISA, vai suspender as operações e demitir os 3.000 funcionarios, que só serão readmitidos quando o EISA tiver um novo proprietário.
 
O Grupo Synergy possui interesses em aviação, produção de petróleo e gás, geração de energia, construção e área médica. O grupo emprega mais de 15 mil pessoas, principalmente no Brasil, Colômbia e Equador e controla a companhia de aviação Avianca. Fatura 900 milhões de dólares por ano, dois terços dos quais com a  Avianca, maior empresa aérea da Colômbia. 
A possibilidade de um pedido de recuperação judicial do EISA não existe neste momento porque, com exceção da folha e cartão-alimentação, não há dívidas vencidas nem credores tentando executar o estaleiro.
Nos últimos 10 anos, o Grupo Synergy  colocou quase 100 milhões de reais no Estaleiro Ilha SA.

Nenhum comentário: