sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Cinco dicas de sucesso de Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil



O homem mais rico do Brasil completou 76 anos nesta última quarta-feira praticamente como um desconhecido para a grande maioria dos brasileiros, apesar de possuir algumas das empresas mais famosas do país e até mesmo do mundo. Com uma fortuna pessoal de bilhões (R$ 79,4 bilhões), Lemann é o maior acionista da ANHEUSER-BUSCH InBev, a maior cervejaria do mundo e dona de marcas como Brahma, BUDWEISER e Stella Artois. 

Ele também possui participações consideráveis na holding Restaurant Brands International (dona do Burger King e da rede de cafeterias canadense Tim Hortons), e da fabricante de ketchup Heinz, que recentemente se fundiu com a Kraft Foods. Isso sem falar que há anos circulam rumores sobre o interesse dele em comprar a Pepsico e, desde os início do ano, a Coca-Cola.

Quando não está envolvido em um grande negócio, no entanto, Lemann passa os dias em uma casa sem ostentação às margens do lago Zurique, na cidade de mesmo nome, e onde ele reside desde 1999. Casado com a suíça Susanna, o bilionário têm seis filhos – três deles de seu primeiro casamento com Maria de Santiago Dantas Quental. 

De temperamento calmo, Lemann pode ser decifrado não somente pela maneira razoavelmente simples como vive, mas também por algumas das regras que criou e que considera fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, seja grande ou pequeno. O Blog lista 5 destas regras abaixo:

1. Pessoas boas e que trabalhem bem são o maior ativo de uma empresa

2. A principal função dos chefes é encontrar pessoas melhores do que eles para conduzirem negócios mesmo durante a ausência de seus líderes;

3. Bom senso vale mais do que qualquer ideia complexa. Simples é sempre melhor do que complicado

4. Inovações que agregam valor são úteis. Mas copiar o que funciona em outras empresas é bem mais fácil

5. Sonhar grande dá exatamente o mesmo trabalho que sonhar pequeno. Portanto, sempre sonhe grande!


Nenhum comentário: