segunda-feira, 8 de junho de 2009

Bernardo Mascarenhas, o “Mauá de Minas”


Há cerca de 120 anos atrás um homem fez história em Juiz de Fora e no Brasil, enfrentou o pessimismo, a descrença, a ignorância (essa ainda é muito atual em Juiz de Fora), passou por momentos decisivos e difíceis de sua vida para provar que estavam enganados e que os perigos que todos temiam enfrentar era algo de pouco importância e que o advento da luz seria o limiar dos tempos para o começo de uma nova era. Com a implantação da iluminação pública hidroelétrica Bernardo Mascarenhas trouxe a todos, uma nova tecnologia que possibilitaria o homem ampliar novos horizontes e acreditar num mundo melhor. Pioneiro na industrial têxtil em Minas Gerais Bernardo ficou conhecido como “Mauá de Minas” devido a sua genialidade e a sua capacidade de criar e enfrentar o desconhecido. Outrora a cidade de Juiz de Fora ficou conhecida como a famosa Manchester Mineira na indústria têxtil em Minas Gerais postura adotada em alusão a famosa cidade inglesa do Reino Unido. Infelizmente hoje a nossa cidade perdeu esta referência. O dia 05 de setembro de 1889 entrou para a história como a data da inauguração da Primeira Iluminação Pública Hidroelétrica da América do Sul idealizada pelo tão ilustre cidadão Bernardo Mascarenhas.Reconhecer a figura de Mascarenhas, fazer jus ao seu grande feito, que infelizmente se encontra esquecido nos anais da história de Juiz de Fora. É um marco que devemos ao industrial pioneiro da indústria têxtil no Estado de Minas Gerais o seu reconhecimento, porque neste ano de 2009 serão comemorados 120 anos da implantação da energia hidrelétrica idealizada por ele em nosso país, principalmente em Juiz de Fora.

Um comentário:

Arthur Bernardo Ferreira Jr disse...

Parabéns pela qualidade das informações Willian. Realmente essa comparação com o Barão de Mauá é muito pertinente, pois, o Sr. Bernardo Mascarenhas foi capaz de grandes feitos.
Nesse contexto a reportagem “E fez-se a luz”, publicada no Jornal Tribuna de Minas, edição de domingo, 20 de Setembro de 2009, me relembrou uma visita técnica feita em meados de 2006 as usinas de Joasal e Marmelos . Na ocasião tivemos a oportunidade de conhecer um pouco das instalações da primeira hidrelétrica da América do Sul. Nosso grupo (professores e alunos do CTU) foi recebidos por um técnico da Cemig, que também nos acompanhou pelo tour. Ele passou muitas informações sobre a teoria do funcionamento das usinas e também algumas histórias curiosas como essa:

“ Durante a obra, o Sr. Bernardo Mascarenhas teve apoio de técnicos e engenheiros vindos diretamente dos EUA...entretanto eles foram dispensados, pois, não se mostraram capazes de levar o projeto em diante”.

Isso reforçou ainda mais a minha idéia de que o norte americano é extremamente burro! O brasileiro vem dando show nos gringos há muito tempo, como prova, temos o nosso Bernardo Mascarenhas.

Bem fica ai uma boa dica turística.