sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Aécio lidera pesquisa do Vox Populi para 2010


Pesquisa espontânea do instituto Vox Populi obtida com exclusividade pela revista IstoÉ coloca o governador Aécio Neves , como favorito para as eleições presidenciais de 2010. O tucano, que registrou 11% da preferência dos eleitores, fica atrás apenas do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu 13% das intenções de voto, mas não pode concorrer ao cargo pela terceira vez consecutiva. Na pesquisa espontânea, os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados aos entrevistados.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aparece em terceiro no levantamento, com 10%, seguido pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 6%. O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) somou 3%, na frente da senadora Marina Silva (PV-AC), com 2%, e de Heloísa Helena (Psol), com 1%. O instituto ouviu 2 mil pessoas e concluiu os trabalhos no dia 2 de novembro. De acordo com a IstoÉ, 53% não souberam responder e outros candidatos somaram 1%.

A reportagem da IstoÉ, que chega às bancas na manhã deste sábado, afirma também que a candidatura de Aécio já é bem vista pelo empresariado. Em jantar na semana passado, o governador de Minas foi aplaudido durante cinco minutos por uma plateia composta por nomes como Luiz Trabuco (Bradesco), Roberto Ermírio de Moraes (Votorantim), Ivan Zurita (Nestlé), entre outros. Além disso, ele teria mais possibilidade de formar alianças e já contaria com a simpatia do PDT e do ministro das Comunicações, Hélio Costa, por exemplo.

Em outra pesquisa da Vox Populi, desta vez na modalidade estimulada (quando nomes de candidatos são apresentados aos entrevistados), divulgada na noite de terça-feira pelo Jornal da Band, Aécio aparecia com 18%, enquanto Dilma somava 20% e Ciro, 19%. No cenário com José Serra, o governador paulista somava 36%, na frente da candidata petista, que registrou 19%. A margem de erro desse levantamento é de 2,4 pontos percentuais.

A pesquisa divulgada na terça apontava, no entanto, que Aécio era o candidato com menor rejeição (5%), seguido de Ciro (8%), Heloisa (10%), Serra (11%) e Dilma (12%).

Um comentário:

Unknown disse...

Acho pouco provável que Aécio esteja na expontânea atrás apenas de Lula. Entre os pré-candidatos, ele é um dos mais desconhecidos. Sua declaração nas inserções de hoje na TV mostram isso. Ele começa assim. "Talvez muitos de vocês não me conheçam ..."