terça-feira, 10 de novembro de 2009

A arte de Nequitz


A artista plástica Nequitz inaugura na próxima quinta-feira, dia 12, na Galeria Heitor de Alencar do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), à Avenida Getúlio Vargas, 200 - Juiz de Fora, a mostra “A arte de Nequitz”. A exposição reúne 29 telas de formatos variados, com técnica mista. A vernissage acontece às 20h. A visitação, com entrada franca, pode ser feita até o dia 3 de janeiro de 2010, sempre de terça a sexta-feira, de 9h às 21h e sábados e domingos, de 10h às 16h.

Nequitz diz que a temática é um passeio por suas memórias, suas lembranças e vivências. A curadoria é do colunista Ricardo Cavalcanti, que escreve: “O tema que permeia sua obra é o tempo. É o elemento que sobressai na história: é a ampulheta de seu íntimo. A cronologia não passa a ser uma forma obsessiva do seu trabalho, mas é o fator de sedução, de encantamento – cuja união dá uma continuidade visual de tempo. O desafio da artista é registrar o espectador, como se fosse um cúmplice, não somente de sua arte, mas da artista. ... Seu processo de criação parte da pintura abstrata e da arte gestual: “primeiro eu faço o abstrato, jogando na tela tinta e água, misturando com espátula para conseguir imagens, luzes e sombras impossíveis de se fazer com o pincel. A partir das manchas que se formam, imagino o desenho e crio a parte figurativa. Gosto de pintar pessoas conversando, passeando, bebendo, se divertindo”.

O artista plástico Luiz Badia, com quem estudou, escreve que “Nequitz faz da arte uma forma de expressar sua esperança no ser humano, por isso seus temas abordam gente, convívio e alegria. Da abstração de suas aguadas que sugerem espaços líricos e atemporais, surgem figuras, carros e prédios. Nequitz nos brinda a boemia em tons pastéis como se tudo fosse uma leve brincadeira, mas marcada de uma grande elegância na cor e na forma. ...”

Nequitz, nome artístico de Neuza de Carvalho Miguel, nasceu em Juiz de Fora. Na década de 1960 foi morar no Rio de Janeiro, onde freqüentou cursos de história da arte e pintura com artistas renomados, como Bernardii, Luiz Badia, Oziel Belizio e Ricardo Frazão. Participou de inúmeras coletivas nacionais e internacionais, expondo no eixo Rio-São Paulo e em centros como Veneza, Roma (Itália); Paris (França), Lisboa e Porto (Portugal), entre outros. Recebeu diversos prêmios por participação em salões de arte, totalizando 13 medalhas de ouro, 5 medalhas de prata e 8 de bronze. Um dos mais recentes, conquistado este ano, é o primeiro lugar no II Salão de Artes Atrium Cultural, de São Paulo. Entre suas exposições individuais podem ser destacadas “Belle Epoque de Nequitz”, na Casa da Fazenda do Morumbi, em São Paulo, em agosto de 2008. Sua obra está catalogada em várias publicações, entre as quais, “Itália-Brasil Arte 2005/2007”, “Anuário Brasileiro de Artes Plásticas”, da revista Consulte e “60 Anos de Arte e Cultura”.


Nenhum comentário: