segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Rainha Beatrix da Holanda anuncia sua abdicação do trono


 
A três dias de completar 75 anos, a rainha Beatrix da Holanda anunciou nesta segunda-feira sua abdicação após quase 33 anos no trono. Com o anúncio, seu filho primogênito, o príncipe herdeiro Willem-Alexander, passará a ser chefe de estado no próximo dia 30 de abril. Ele é casado desde 2002 com a argentina Máxima Zorreguieta.

Beatrix Wilhelmina Armgard de Orange-Nassau nasceu no palácio de Soestdijk de Baarm, em Haia, no dia 31 de janeiro de 1938, e foi a primogênita da então princesa Juliana e do príncipe Bernardo de Lippe-Biesterfeld. Durante a II Guerra Mundial, a família real holandesa se refugiou no Canadá, após uma breve estada na Inglaterra, e em 1945 retornou ao país.

Em setembro de 1948, tornou-se herdeira, quando sua mãe foi investida rainha dos Países Baixos. Em 1956, ao completar a maioridade, entrou para o Conselho de Estado e começou a receber um salário do Tesouro Público. Conhecida como "princesa sorriso", Beatrix chegou ao trono em 1980, quando sua mãe anunciou sua abdicação ao completar 71 anos.

Antes disso, Beatrix se casou em 1966 com o alemão Claus van Amsberg, que morreu em 2002. Eles tiveram três filhos, o príncipe herdeiro Willem (1967), Friso (1968) e Constantino (1969). No ano passado, Friso foi atingido por uma avalanche de neve enquanto esquiava na localidade austríaca de Lech e precisou ser hospitalizado em estado crítico.
 
 

 

Nenhum comentário: