segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Novos caminhões para a coleta de lixo iniciam os trabalhos nesta segunda-feira


A partir desta segunda-feira, 16, já estarão atuando nas ruas do município os 22 novos veículos alugados que irão renovar a frota utilizada no serviço de coleta de lixo em Juiz de Fora. Os caminhões foram entregues na manhã da última sexta-feira, 13, em evento realizado no “Terreirão do Samba”, com a presença do prefeito Bruno Siqueira e do diretor-geral do Demlurb, André Zatorre Medeiros.

De acordo com o prefeito, os novos caminhões irão proporcionar um serviço mais eficiente para a população. “Acreditamos que nós vamos melhorar o serviço em Juiz de Fora”. Ele ressaltou, ainda, a importância da participação da população para melhorar a limpeza urbana. “Para manter a cidade limpa, é importante a colaboração de todos. Dessa forma, nós solicitamos mais uma vez à população que coloque o lixo no horário correto. Nosso site informa o horário da coleta em cada um dos pontos da cidade”.

Segundo o diretor-geral do Demlurb, com essa renovação de frota, o departamento busca a eficiência na limpeza urbana. “Quando venceu o contrato dos caminhões, nós fizemos um novo processo licitatório, o que culminou com a aquisição destes equipamentos, que são mais modernos, com uma sustentabilidade maior. Isso irá ocasionar mais eficiência na limpeza e irá melhorar a qualidade da coleta em Juiz de Fora”, destacou.

Zatorre Medeiros também ressaltou que é muito importante o trabalho de conscientização sobre o horário da coleta, já realizado pelo Demlurb. “Na coleta noturna, por exemplo, o caminhão só sai do Demlurb a partir das 19 horas. Então, não adianta colocar o lixo mais cedo, pois isso acarreta vários problemas. O nosso grande desafio é conscientizar a população com relação ao horário da coleta.”

Conforme o diretor de Operações do departamento, Paulo Delgado, a antiga frota estava muito gasta. “Os caminhões agora são mais resistentes; os compactadores mais adequados ao serviço; o barulho que esses veículos fazem durante a operação é menor; eles acondicionam melhor o lixo. Além disso, o sistema de vedação evita o derramamento de chorume nas ruas da cidade”. Segundo Paulo, a comunidade será melhor atendida na qualidade dos equipamentos e no tempo de coleta, entre outros benefícios. “Porque agora serão 22 caminhões rodando e mais três reservas, então, nós não teremos tantos problemas de manutenção como acontecia com a frota antiga.”

Nenhum comentário: