Para o Yahoo, o IPO do Alibaba foi como ganhar na
loteria.
O Yahoo era dono de 524 milhões de ações do
Alibaba, vendeu 120 milhões e ainda tem 16,3% da empresa chinesa.
Quando os investidores analisam as ações do
Yahoo com uma metodologia chamada “soma das partes”, eles vêem o
seguinte:
O Yahoo vale hoje 40,7 bilhões de dólares, de
acordo com o preço de fechamento de sexta-feira na Bolsa Nasdaq.
O que está embutido neste preço?
1) O caixa que o Yahoo vai receber pela venda de
suas ações do Alibaba no IPO: 10,5 bilhões de dólares.
2) A participação de 35% que o Yahoo tem no
“Yahoo Japan”. Se fosse vendida a preços de mercado, essa
participação valeria 5 bilhões de dólares. (A conta, feita pelo
site americano Business Insider, já é líquida dos impostos que o
Yahoo teria que pagar na venda.)
3) O Yahoo ainda tem 401 milhões de ações do
Alibaba, que valem cerca de 25 bilhões de dólares, depois de pagar
impostos na venda (e assumindo que a ação do Alibaba negocia a
US$90 na Bolsa. A
ação fechou a US$93,89 na sexta-feira, o primeiro dia de
negociação).
Detalhe: alguns analistas acham que o Yahoo
conseguiria evitar pagar impostos se esperar um ano para vender as
ações, fizer a venda em Hong Kong e mantiver o dinheiro na Ásia,
sem repatriar o dinheiro para os EUA. Neste cenário mais
‘agressivo’, a participação valeria 35 bilhões de dólares…
Como a soma dos fatores acima dá 40,5 bilhões de
dólares, e o Yahoo vale, na Bolsa, 40,7 bilhões, isso quer dizer
que o mercado atribui um valor de quase zero ao negócio do Yahoo,
que, assim como o Google, é um negócio de busca e publicidade.
O
negócio de publicidade do Yahoo tem uma geração de caixa (EBITDA)
de cerca de 1 bilhão de dólares por ano.
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