sexta-feira, 20 de maio de 2011

Juiz de Fora 161 anos: PJF anuncia mais de 140 atrações para as comemorações de aniversário da cidade

Foram anunciadas nesta sexta-feira, 20, as atividades programadas para a comemoração dos 161 anos de Juiz de Fora, a serem completados no dia 31 de maio. As mais de 140 atrações foram apresentadas à imprensa pelo secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Rodrigo Barbosa, pelo superintendente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Toninho Dutra, e pelo secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda.

Acompanhando a tendência das novas tecnologias na comunicação, entra no ar a partir desta sexta, o site www.vivajuizdefora.com.br, uma parceria da Secretaria de Comunicação com o Grupo Emídia. A proposta é oferecer um quiz com perguntas sobre a cidade. O cadastro já está aberto aos interessados. Entre os dias 25 de maio e 7 de junho, cada participante inscrito receberá três perguntas para participar do jogo. Ao todo, serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios. De acordo com Rodrigo, a intenção é mobilizar os internautas em torno de diversos assuntos que abordam a história da cidade e também contam sobre seu cotidiano.

A terceira edição do Corredor Cultural vai promover cerca de 120 atrações com artistas locais e de outras partes do país. O projeto, lançado em 2009 pela Funalfa, traz atividades artísticas com entrada franca ou troca de convites por livros de literatura. O Corredor 2011 acontece nos dias 28 e 29 de maio (sábado e domingo) em diversos pontos centrais da cidade e nos bairros Santa Paula, São Benedito e Benfica.

Entre os destaques da programação do Corredor Cultural estão a Orquestra Voadora, a Orquestra Tabajara, o grupo Exalta Rei e o quarteto Chicas, todos do Rio de Janeiro, além do teatro de rua com as marionetes gigantes da Janela para Mulheres, de São João Del Rei. Além das atrações musicais, o Corredor Cultural conta com apresentações de peças teatrais, grupos de dança, exposições de arte e fotos, lançamentos de livros, sessões de cinema, feira de artesanato e muito mais. Tudo isso em uma maratona cultural com 40 horas de duração e com opção para todas as idades e gostos. Confira a programação anexa.

Embora reconheça que as atrações de fora funcionem como um bom chamariz para o evento, Toninho Dutra enfatiza que o grande destaque do evento é a junção de todas as atividades em diferentes espaços da cidade. “Uma das propostas do Corredor é a valorização do artista local e o êxito do evento se deve, em grande parte, à boa parceria firmada com a classe local”.

Na programação anunciada pelo titular da Secretaria de Esporte e Lazer, Renato Miranda, os destaques são a II Corrida Camilo dos Santos, no dia 29 de maio, que este ano recebeu recorde de inscrição, com 1.700 participantes, e os jogos de vôlei entre Brasil e Argentina, nos dias 27, 28 e 29 de maio, no Ginásio do Centro Olímpico da UFJF. Segundo Renato Miranda, “o fato de Juiz de Fora sediar essas partidas pode funcionar como uma possibilidade de projeção da cidade como sede de outros eventos”, afirmou.

Outras destaques na programação são a realização do Mérito “Comendador Henrique Halfeld”, do Concerto da Orquestra de Câmara Pró-Música e Solista Andrè Gama (Oboé), além do show Cidade em Serenata, que acontecem dia 31, data do aniversário de Juiz de Fora.

Nenhum comentário: