quarta-feira, 8 de junho de 2011

Palestra com Chairman da Ferrous foi sucesso total!

 Click nas fotos para ver ampliado




William Xavier de Carvalho, Presidente da Revista Ponto de Vista, o Prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos e o Embaixador Jorio Dauster Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ferrous Resources S.A -
Embaixador Jorio Dauster e William Xavier de Carvalho

Com simpatia e bom humor o presidente do Conselho de Administração do Grupo Ferrous Resources S.A, Jorio Dauster, ministrou a palestra “O mundo visto do Brasil: céu de brigadeiro ou risco de turbulência?”, ontem,no Instituto Metodista Granbery. O evento foi uma realização do empresário William Xavier de Carvalho, Chairman do WXC Banco de Negócios e da revista Ponto de Vista. Cerca de 200 pessoas participaram da palestra e se surpreenderam com a inteligência com que o Chairman da Ferrous conduziu sua viagem ao mundo. Jorio fez questão de antes de começar a palestra em si, de confirmar que é uma decisão estratégica da Ferrous se instalar em Juiz de Fora.
Antes de Jorio Dauster falar, o presidente da ACEJF, Aloisio Vasconcelos, a reitora do Instituto Metodista Granbery, Elaine Lima de Oliveira e o Chairman do WXC Banco de Negócios, William Xavier de Carvalho agradeceram a presença do palestrante.
O embaixador Jorio Dauster fez um passeio pelo mundo em sua palestra. Falou da economia e política nos Estados Unidos, Europa, África, China, até chegar ao Brasil. “É possível que em 10 anos o Brasil seja um país com distribuição de renda mais justa do que nos EUA. Por incrível que pareça”, enfatizou Jorio.
De acordo com o embaixador, o mundo está em um momento de muitas dúvidas: “Precisamos saber se já vencemos a crise de 2008”. Para ele, a crise não acabou. Jorio ressalta que a situação da Europa é ainda pior: “Qualquer pessoa que olha a Europa com frieza vê que seria necessário um sacrifício muito grande da população para sair da crise”. De acordo com ele, a dívida pública dos países em crise na Europa (Grécia, Portugal, Irlanda, sobretudo) é 150% do PIB desses países. “Estão pior do que o Brasil na época da moratória”.
O FMI está tentando salvar a Europa. Em Portugal o Fundo Monetário Internacional injetou 47% do PIB: “O Brasil na época do Fernando Henrique recebeu cerca de 5% do PIB”. Para Jorio, para salvar Portugal seria necessário injeção 10 vezes maior que o PIB.  Estão empurrando com a barriga. É necessária a reestruturação da dívida da União Europeia. A Itália é a próxima da fila”.
Jorio destaca que a situação econômica da Europa é gravíssima, que apenas Alemanha e França estão bem, que os políticos dos países afetados estão caindo, que a Europa não saiu da crise e que o Japão está em coma induzido há mais de 10 anos. Falou também do Egito, Oriente Médio e China. “Todos acham que a China é a grande locomotiva, mas no meu ponto de vista é ilusão”, ressalta. A China tem US$ 3,3 trilhões de reserva e financiou o consumismo americano.
O embaixador Jorio Dauster encerra a palestra ressaltando que o Brasil tem muita força: “Não tem nenhuma reunião internacional que o Brasil não participe”.
Hoje conheci uma das pessoas mais inteligentes da minha vida. A visão estratégica e a forma como ele abordou a palestra tem-se a impressão de que ele está viajando por cada país que ele fala. A palestra foi brilhante. Aprendi muito, coisas que talvez demorasse anos para aprender”, ressalta o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, Aloisio Vasconcelos.
Achei fantástico o conhecimento do doutor Jorio. A vivência cultural e empresarial dele é fantástica. Um evento como esse é bom para a cidade por trazer uma visão de mundo para Juiz de Fora e abrir novos horizontes. Tenho certeza que todos gostaram”, enfatiza William Xavier.


3 comentários:

LÉO PEIXOTO INFORMA disse...

Meus parabéns, pelo sucesso do acontecimento!

William Xavier de Carvalho disse...

Obrigado meu nobre!

MarceloRJ disse...

Será que a Ferrous vem realmente para Juiz de Fora? E o grupo pão de açucar anunciado a tempos atraz, o que deu?