sábado, 4 de abril de 2009

Propaganda Oportunista


O governo federal está em campanha franca em favor de Dilma Roussef. Até aí, é do jogo. O que não é nem pode ser deste jogo é sair por aí fazendo propaganda enganosa.O setor público brasileiro parece não ter limites ou acanhamento para explicar o inexplicável, manter a compostura, trabalhar em prol da decência. A noção daquilo que é certo, ético ou pertinente perde-se em toda sorte de desvios de comportamento. Os padròes morais estão esgarçados. Nada mais choca ou constrange nossas "otoridades". Agora, o governo saiu com o Bolsa-Moradia. O nome publicitário é "Minha Casa, Minha Vida". Promete juros subsidiados e financiamentos para populações de baixa renda poderem comprar a sonhada casa própria. "Minha Casa, Minha Vida" é marca tão bem bolada quanto "PAC", que significa dar um carimbo a qualquer coisa que este governo venha a fazer. É um guarda-chuva. Ou seja, se um tijolo é cimentado no sertão da Paraíba ou uma choupana é estilizada no Amazonas, a propaganda oficial no diz que é obra do "PAC".Assim, veremos dentro em breve, casinhas rústicas, feitas pela notoriamente duvidosa engenharia nacional sendo entregues gloriosamente como obra do "Minha Casa, Minha Vida". Claro que o PAC e o Bolsa-Moradia não passam de obra de ficção. Ao governo interessa o efeito da propaganda, do número bombástico para ancorar expectativas e garantir que a mãe Dilma fique bem nas pesquisas. O projeto é de poder e não de país. E assim, vamos cantarolar a musiquinha do "Minha Casa, Minha Vida". Gostaria de ver se o MP, o Instituto ALANA e outras ONGs cheias de torpor ideológico irão protestar contra essa propaganda enviesada, oportunista, maliciosa... Esse pessoal que adora inventar projetos para limitar a ação da propaganda comercial (e, por extensão, "reeducar a população" e limitar a independência da mídia ainda crítica desse país, que garante independência com base na veiculação de publicidade comercial) talvez devesse cobrar ao menos um endereço, um site, um telefone para que os projetos oficiais do "Minha Casa, Minha Vida" sejam divulgados. Ah, dirão os bons selvagens: "o governo só está começando a informar as pessoas. Logo, logo, haverá site e tudo o mais". Ué? Se não existe informaçào disponível e consolidada, para que veicular propaganda? Para desperdiçar dinheiro público?Vamos começar a contar. Em 18 meses - o que falta para o governo Lula terminar - construir 1 milhão de casas significa entregar 55.550 casas por dia. Não há recurso, gente e capacidade técnica para isso. Se Lula fizer Dilma como sucessora, prometerá que ela entregará o restante, umas 900 mil casas pelo meu chute descompromissado, nos 4 anos de seu governo. Se Dilma perder a eleição para seja lá quem for, Lula dirá que a responsabilidade é do próximo Presidente. Em qualquer situação, baseado na ignorância nossa nos rudimentos da matemática mais tolinha, a propaganda prevalece.

1 milhão de ilusões. Está vendo o que é possível fazer com alguns milhões de reais em propaganda.

Nenhum comentário: