sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Pão de Açúcar anuncia fusão com Casas Bahia




A Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), controladora do Pão de Açúcar, irá formar uma associação com a Casas Bahia em que terá 50% mais um das ações. Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira pela CBD, o objetivo é unir as operações do Ponto Frio, Extra Eletro (ambos de controle da CBD) e Casas Bahia sob a administração de uma única sociedade para aumentar a eficiência do negócio.

A CBD irá transferir para a Globex (nome da controladora do Ponto Frio), por R$ 120 milhões, todos os estabelecimentos comerciais (lojas Extra Eletro) onde ela atualmente opera negócios com varejo de bens duráveis. Isto não inclui as operações de eletroeletrônico que o CBD possui dentro de seus supermercados e hipermercados.

A Casas Bahia constituirá uma nova sociedade chamada Nova Casas Bahia, com uma dívida líquida de aproximadamente R$ 950 milhões. Não integrarão os ativos transferidos para a Nova Casas Bahia os imóveis de propriedade da Casas Bahia, a participação da Casas Bahia na indústria de móveis Bartira, as participações societárias em sociedades exclusivamente patrimoniais, não operacionais, aeronaves e hangares e uma parcela da carteira de crédito no valor de R$ 1,067 bilhão.

Após a conclusão da transferência dos ativos e passivos, as partes vão transferir a totalidade do capital social da Nova Casas Bahia para o patrimônio da Globex. Uma vez concluída a integração dos negócios de varejo da Globex e Casas Bahia, a CBD será titular de 50% mais um das ações ordinárias, enquanto a Casas Bahia será dona de 47,84% das ordinárias e 2,21% das preferenciais.

A intenção é que a Casas Bahia atinja 49% do capital votante da Globex. A expectativa das companhias é de que a associção seja implementada no prazo de 120 dias. A Casas Bahia tem presença em 11 Estados do País, além do Distrito Federal, e emprega cerca de 60 mil pessoas em mais de 500 lojas, segundo informações do site da companhia.

Um comentário:

Unknown disse...

Isso é muito bom. Gostaria de saber se alguma marca morrerá com a fusão e/ou haverá a criação de uma nova marca.
Wall Mart que se cuide com os planos deste recém criado monstro do varejo.
Abraços,

Bruno RZ.