segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Serra segue na liderança para presidente


O governador paulista José Serra, do PSDB, cresceu três pontos percentuais e venceria as eleições presidenciais, se o pleito fosse hoje, com 38% das intenções de voto, aponta a pesquisa CNI/Ibope. A ministra Dilma Rousseff, do PT, teria 17%, enquanto o deputado Ciro Gomes ficaria com 13% e a ex-ministra Marina Silva, 6%.

O levantamento mostra que Serra ganhou terreno em relação aos 35% que tinha em setembro. Dilma estava com 15%, portanto subiu dois pontos na pesquisa feita entre 26 e 30 de novembro. Ciro caiu de 17% para 13% e Marina, saiu de 8% para 6%.

A pesquisa também considerou a possibilidade do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ser o candidato do PSDB, no lugar de Serra. Nessa condição, Ciro lidera a disputa com 26%, mas também com recuo de 2 pontos em relação a setembro. Dilma fica em segundo lugar com 20%, subindo dois pontos; Aécio sai de 13% para 14% e Marina Silva perde eleitores, caindo de 11% na pesquisa anterior para 9%.

Na análise da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o levantamento encomendado ao Ibope, que ouviu 2.002 pessoas, as informações "devem ser vistas com cautela", tendo em vista que falta quase um ano para o pleito de 2010 e vários dos possíveis candidatos ainda são pouco conhecidos.

Os mais conhecidos são Serra e Ciro. Cerca de 58% afirmam que votariam em Serra, enquanto 29% disseram que não votariam de jeito nenhum. No caso de Ciro, 46% votariam e 33% negaram votos para o deputado.

Os demais candidatos são conhecidos por menos de um terço da população. Por isso, a ministra da Casa Civil, por exemplo, tem 41% de rejeição e 33% disseram que votariam nela. Marina Silva segue os números de rejeição de Dilma: 40%, tendo somente 22% de votos. Já Aécio Neves teve 36% de rejeição e 33% disseram que votariam nele.

Nenhum comentário: