Para quem gosta de números e comparações: se sair mesmo, o trem-bala Rio-São Paulo consumirá R$ 34,6 bilhões, ou seja, perto de 10% das reservas brasileiras e mais do que o saldo da balança comercial dos últimos dois anos, somados. Mais: o custo total dos Jogos Olímpicos de 2016 é de R$ 25 bilhões e o da usina de Belo Monte, cerca de US$ 16,5 bilhões e é considerado o maior projeto em execução do planeta. A proposta inicial dos caças Rafale é um quarto dessa dinheirama e os seis submarinos (nuclear incluído), mais os 50 helicópteros que o Brasil comprou da França, custarão US$ 7,8 bilhões. Pelo que deduz, a construção do trem-bala, mesmo que em parceria com grandes grupos nacionais ou internacionais significaria quase um suicídio orçamentário na União, mesmo porque, os governos do Rio e São Paulo não estão mais tão entusiasmados com o projeto.Com todos esses números, as estimativas indicam que o trem-bala necessitaria transportar 137,6 bilhões de pessoas, mais de 60% da população brasileira, para dar lucro. E o trem-bala será um dos pontos básicos da campanha eleitoral de Dilma Rousseff: ela garantirá que o projeto sai no próximo governo.
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