segunda-feira, 1 de março de 2010

Marambaia negocia compra de usinas do Grupo J. Pessoa

A Marambaia Energia Renovável - controlada pelo banqueiro Luiz César Fernandes (ex-Pactual e Garantia) - iniciou conversas com o Grupo J. Pessoa para assumir cinco usinas produtoras de álcool e açúcar com capacidade de moagem ao redor de seis milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.

Em troca, o Grupo J. Pessoa - do empresário José Pessoa de Queiroz Bisneto - ficaria com uma participação na Marambaia, informou a empresa em comunicado enviado para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O acordo ainda prevê a captação de recursos no mercado para financiar os investimentos necessários à expansão e modernização das unidades produtivas do Grupo J. Pessoa, o que inclui a possibilidade de uma emissão de ações.

As usinas estão instaladas nas cidades de Icém (SP), Sidrolândia e Brasilândia (MS), Campos dos Goytacazes (RJ) e Japoatã (SE). Juntas, essas unidades têm capacidade de produzir 450 milhões de litros de álcool e 200 mil toneladas de açúcar.

As duas partes já assinaram na última quinta-feira um memorando de entendimento para o início dos estudos e análises para uma possível "parceria estratégica".

Segundo o acordo, as duas empresas não poderão iniciar negociações similares com terceiros por um prazo de 120 dias.

A Marambaia diz que voltará a se manifestar sobre o desenvolvimento das negociações nos próximos 60 dias, mas pondera que não há garantia de um acordo definitivo.

Em outro comunicado, a Metynis Participações, acionista da Marambaia, diz que firmou um acordo de participação minoritária no capital de uma usina de açúcar da Compagnie Sucrière de Luxembourg no norte da África.

O negócio garante que a Marambaia Energia Renovável seja a fornecedora preferencial de matéria-prima da unidade, que terá capacidade de processamento de cerca de mil toneladas de açúcar por dia.


Nenhum comentário: