Por Yuri Gitahy, especialista em startups
Muitos empreendedores descobrem oportunidades interessantes para montarem um novo negócio, e por isso tentam manter sua ideia o mais secreta possível. Quando alguém pergunta sobre ela, a resposta é "Ainda não posso contar. Se eu contar, qualquer um pode copiá-la e eu perderei minha vantagem". Aprenda então a lição número um: quanto menos você falar sobre sua ideia, menores suas chances de sucesso.
Assim como você, dez ou mais pessoas em vários cantos do mundo podem ter a mesma ideia - e ao mesmo tempo. O que importa são três coisas: os passos a serem seguidos a partir dela, se você é o empreendedor certo para realizá-la, e quais os conceitos chave para torná-la escalável. Por isso, tente primeiro testar sua ideia com o máximo de pessoas próximas a você. Depois, procure indicações de pessoas que entendam do mercado ou necessidade que sua ideia se propõe a resolver. Explique também às pessoas que serão seus futuros clientes. Quanto mais feedback você tiver, mais desenvolverá sua ideia original.
E sim, existe o risco de alguém copiar ou roubar sua ideia - o que importa é como você gerencia esse risco. O filme "A Rede Social", que será lançado no Brasil em dezembro, traz um exemplo interessante. Trata-se de uma ficção baseada na criação do Facebook, e retrata que Mark Zuckerberg - hoje, o bilionário mais jovem do mundo - foi o programador chamado por outros empreendedores para criar uma rede social de estudantes. O filme alega que Zuckerberg quebrou o acordo verbal com os idealizadores, melhorou muito a ideia e passou a desenvolvê-la em proveito próprio. Se esses acontecimentos forem reais, ele foi no mínimo anti-ético - mas duas coisas ficam claras: que os empreendedores originais não tiveram uma visão tão boa quanto Zuckerberg sobre o problema, e que se esqueceram de assinar um contrato para impedir que o CEO do atual Facebook usasse a ideia original em seu favor. O filme mostra claramente que para uma startup, a execução é tudo.
Um comentário:
Concordo com as ponderações do autor. Podemos observar duas situações:
Ideias que apesar de mto boas e de estarem sendo copiadas ainda assim só dão resultado se executadas e gerenciadas pelo idealizador e, como citado no artigo, a falta de visão do idealizador e outro empreendedor se beneficiar melhorando o projeto.
Seja como for, o problema não é o "vazamento" da idéia mas a habilidade do empreendedor.
Postar um comentário