terça-feira, 5 de novembro de 2013

Um Príncipe Injustiçado

 Conde d'Eu

"No recém lançado livro "Depois da Glória",do embaixador Vasco Mariz,editora Civilização Brasileira,o autor trata no capítulo "Um Príncipe Injustiçado",do Príncipe Gastão de Orleans, Conde d'Eu (1842 - 1922),príncipe - consorte da Princesa Dona Isabel, a Redentora, e revela uma curiosidade:

"Em 2002,fui designado por Arno Wehling,presidente do I.H.G.B.,para representar a entidade em uma conferência interamericana de institutos históricos em Assunção do Paraguai.Lá pronunciei um discurso sobre a formação da fronteira do Mato Grosso,pesando bem as palavras para não sensibilizar os donos da casa.Creio que agradei,mas ao comparecer a um almoço na residência do presidente do Instituto Histórico Paraguaio,ocorreu um fato extraordinário que me surpreendeu muito.
De acordo com a minha prática diplomática,fui o primeiro a chegar e ao entrar no salão principal da residência encontrei várias crianças brincando.Quase ao mesmo tempo ingressou na sala uma senhora que se dirigiu às crianças aos gritos,dizendo lhes mais ou menos o seguinte:
"Parem! Basta! Vão brincar lá fora no jardim,senão mando chamar o Conde d'Eu."

Ante essa ameaça terrível as crianças fugiram imediatamente e a senhora se desculpou pela balbúrdia.Confesso que fiquei paralisado de surpresa,mas depois aproveitei para conversar com colegas paraguaios presentes ao congresso sobre a cena que havia presenciado.Todos me confirmaram:O Conde d"Eu é o brasileiro mais detestado no Paraguai e é,até hoje,o bicho - papão das crianças paraguaias.Apressei me a esclarecer - lhes que o Conde d'Eu era francês,neto do rei da França Luis Felipe e genro do Imperador,mas ouvi frases agressivas contra o comandante em chefe das tropas da Tríplice Aliança na última etapa da Guerra do Paraguai".Mas para o bisneto do Conde d'Eu ,o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança:"Bicho  - Papão realmente foi o ditador Solano Lopez.Coube ao meu bisavô a fase mais cruel da guerra,finalizá - lá, e é bom lembrar que o Conde d'Eu libertou os escravos no Paraguai,antes da esposa ,a Princesa Dona Isabel, no Brasil em 1888."

Nenhum comentário: