segunda-feira, 14 de junho de 2010

O novo plano da Ferrous para Juiz de Fora

Será de aços longos, especialmente tarugos (barras para laminação), e não mais de placas, a usina que a Ferrous Resources do Brasil projeta construir em Juiz de Fora em parceria com um grupo siderúrgico ainda em fase de escolha. O mercado visado pela subsidiária da Ferrous Internacional, empresa controlada por fundos de investimentos estrangeiros, também mudou: de placas destinada ao exterior para vergalhões e outros produtos destinados ao mercado interno, na esteira do crescimento da construção civil. Na última sexta-feira, executivos da Ferrous estiveram em Juiz de Fora decidindo sobre a escolha do terreno para a siderúrgica e discutindo detalhes com a prefeitura.
Segundo o prefeito Custódio Mattos, os estudos feitos pela empresa mostraram que a opção por aços longos aumentará a rentabilidade do projeto. A usina da Ferrous é vista como um possível coroamento da reversão do esvaziamento econômico que Juiz de Fora sofre há anos. A reversão começou em novembro, quando o governo mineiro decidiu reduzir o ICMS para novas empresas que se instalassem na região, igualando benefícios concedidos a cidades limítrofes do Rio de Janeiro.

O projeto da Ferrous, em Minas Gerais, incluindo a exploração das minas o mineroduto e a unidade a ser construida em Juiz de Fora, é de R$ 18 bilhões para operação total até 2016.

Nenhum comentário: