terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Eu não voto na Dilma


Hoje me perguntaram se eu votaria na Dilma Rousseff. Minha resposta foi NÃO. Porque? Porque não troco cultura democrática por obras, entenderam? Ou, retroativamente, eu seria um grande admirador da ditadura militar. E eu não sou. Quem gosta do período é Lula. Assim, mesmo que Dilma fosse, de fato, a gerente de um enorme canteiro de obras, eu continuaria a votar na oposição. Repudio o entendimento que o petismo tem do estado brasileiro e a sua política deliberada dos tentáculos: o partido quer ser um centro irradiador de diretrizes que alcancem os Três Poderes, as estatais, os fundos de pensão, a universidade e, se você vacilar, até a festa de aniversário da sua sogra. Esse totalismo trai, como é óbvio, uma visão totalitária, ainda que cumprindo os rituais da democracia. FUI CLARO? AINDA QUE A DILMA DE VERDADE FOSSE A DILMA QUE ELA DIZ SER —E QUE, TALVEZ, PENSE SER —, EU NÃO VOTARIA NELA. Como não votei em Lula e como não votei na Margarida, pois eu não voto em candidatos do PT — e não votaria, ainda que o Lula de verdade fosse igual àquele que vai ser apresentado no filme. EU NÃO TENHO A MENOR SIMPATIA NEM PELO LULA REAL NEM PELO LULA DE FICÇÃO.

Nenhum comentário: