quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O Rei que Espionou Napoleão

Napoleão I



Dom João VI, Rei de Portugal e do Brasil

Como admirador do imperdoar francês, Napoleão Bonaparte, fiquei feliz em receber hoje pelo Correio, o convite da editora Thesaurus para o lançamento do livro "O Rei que Espionou Napoleão" da escritora Valdívia Beauchamp.
Nascida no Recife, residente em Nova York, ela vai lançar o livro em Brasília, dia 4 de março, no restaurante Carpe Diem.
Sobre este novo trabalho de Valdívia, Josélia Costandrade critica de arte da ABCA, escreveu o seguinte:
"Um importante período da História do Brasil e de Portugal, em narrativa ágil, plena de episódios abarca as últimas décadas do século XVIII até a primeira metade do século XIX. Lucas, o camponês vinhateiro, criado palaciano, narra os fatos, a partir dos vinhedos do Douro, das ogivas em estilo gótico manuelino de igrejas e mosteiros, o interior dos palácios de Cintra e Queluz,, as alegrias, pesares e intrigas ao redor da família real portuguesa, nas entrelinhas, onde perpassam as colorações e os aromas do vinho do porto. A sombra de Bonaparte pairando sobre a Europa, a iminência de anexação de Portugal aos vastos domínios conquistados pelo corso, a luz esperançosa representada pelo Brasil, ensejaram uma viagem estratégica e apressada. Surpreendente manobra do príncipe-regente D. João, uma vitória sobre o imperador francês, que outros reis não lograram impor. A autora segue pelos meandros de um significativo romance histórico e apresenta com a elegância de seu estilo algumas filigranas de uma artimanha política sofisticada e que asseguraria a permanência da dinastia de Bragança em Portugal e no Brasil."

Nenhum comentário: