segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

POBRE VENEZUELA!


Um dia o bandoleiro Hugo Chávez ainda se encontrará com o seu destino: nas mãos do povo, que tanto celebrou, talvez seja pendurado pelos pés em praça pública, como um Benito Mussolini ou um Ceaucescu da América Latina. Mas os venezuelanos vão penar bastante até lá. O “Sim” venceu o referendo, e ele ganhou o direito à reeleição ilimitada. Na Venezuela, o voto não é obrigatório. Dos 16,7 milhões de eleitores, pouco mais de 6 milhões garantiram o resultado — contra pouco mais de 5 milhões, que disseram “não”. A abstenção foi de 33%. Houve de tudo: intimidação de bandos armados, truculência, prisões, uso descarado da máquina oficial, e o coronel logrou agora o sucesso que não obteve em dezembro de 2007. Em discurso, sustentou que todos os que disseram “sim” escolheram o “socialismo e a revolução”. Pois é... Mais de 10 milhões, como se vê, ou não escolheram nada ou disseram “não” a esse binômio encantador. Mas e daí?

Chávez recorre a instrumentos facultados pela democracia para construir a sua ditadura. Há dez anos no poder, a cisão do país se aprofunda, e são evidentes os sinais de deterioração da economia, da sociedade e das instituições.

Chávez é só a manifestação mais agressiva, mais virulenta, de forças latino-americanas que desprezam a democracia e a alternância de poder. Ele optou pela depredação institucional explícita, mantendo a Venezuela permanentemente mobilizada, numa vertigem de referendos, votações, consultas — invariavelmente para ampliar seus poderes. Como pegou o país com as instituições em frangalhos, encontrou facilidades discricionárias que Lula não teve: o Brasil estava legalmente organizado. Por aqui, as transgressões às regras do jogo são muito mais sutis e, em muitos aspectos, mais profissionais, como se pode constatar facilmente com o uso descarado que Lula e Dilma fazem da máquina oficial para tentar viabilizar a candidatura do partido em 2010.Pobres venezuelanos! Terão pela frente ainda mais autoritarismo, ainda mais miséria, ainda menos futuro!

Um comentário:

J. Sepúlveda disse...

Caro William,

O comentário é perfeito, é o uso dos mecanismos democráticos para instaurar a ditadura socilista. Curiosamente Chávez diz que os venezuelanos escolheram o Socialismo e a Revolução. Mas onde é que isso estava mencionado na pergunta do plebiscito?