domingo, 8 de fevereiro de 2009

Renato Machado - Um Homem de Visão


Outro dia tive uma reunião com um importante e respeitado empresário aqui em Juiz de Fora, e conversávamos sobre o desenvolvimento de Juiz de Fora, ao logo dos últimos anos. Nossa conversa acabou caindo no nome do empresário Renato Ribeiro Machado. Sempre admirei muito o Renato e seu irmão Marcelo, pela visão a longo prazo e pelo empreendedorismo de ambos. Nisso o assessor desse empresário entra na conversa e solta a pérola : “Já tá na hora de Juiz de Fora parar de bajular o Renato, tudo o que ele faz aqui, o lucro não fica na cidade”. Na hora eu pensei em responder, mas como a minha conversa não era com ele e sim com seu chefe, continuei com a conversa e contornei o assunto. Depois pensei comigo, deveria ter dado a resposta que o assessor merecia. Para mim, o Renato Machado é o maior e mais importante empreendedor que Juiz de Fora já teve nos últimos 30 anos . Ele criou com seu pai Gumercindo e seu irmão Marcelo a U & M Mineração e Construção, hoje um orgulho para Juiz de Fora, anos depois articulou a entrada da espanhola EPSA a maior empresa de terraplenagem da Europa,que hoje possui 20% do capital da U & M. Renato depois de uma viagem aos Estados Unidos, trouxe para o Brasil a idéia do condomínio empresarial, e assim nasceu Park Sul, que com vários empresas instaladas, emprega muita gente.Renato criou o Center Car, o La Rocca, a Pedra Sul, e esta construindo uma pousada linda em Ibitipoca, onde a U & M tem uma reserva ambiental . Hoje a U & M se internacionalizou e opera minas em Zâmbia na África e está entre as 40 maiores construtoras do pais, por dois anos consecutivos (2007 e 2008) foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar do Brasil. Para finalizar, Renato junto com seus sócios, dois outros grandes empreendedores, Caíque Teixeira e Ricardo Arbex criaram o Independência Shopping empreendimento que mudou a face do comércio de Juiz de Fora, só ali quantos e quantos empregos não foram gerados direta e indiretamente? Isso tudo Renato fez sempre com a mesma simplicidade, acessibilidade e educação, qualidades essas herdadas do senhor Gumercindo e da Dona Berenice. Empreender é fazer acontecer, propor-se a algo diferente, inovador, criar uma oportunidade, ousar, desafiar, investir, correr riscos calculados, explorar algo que já existe para formatar algo novo.
Termino mandando um recado para o Renato, continue ousando, inovando e empreendendo sempre pois quem ganha é Juiz de Fora.

7 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Também não posso dizer que conheço em detalhe tudo o que o Renato já fez pelo desenvolvimento de Juiz de Fora, mas sem dúvida tiro meu chapéu porque os resultados saltam à vizta. Se tivéssemos uns 3 ou 4 assim a cidade já seria outra, com certeza. Parabéns irmão, e vai em frente.
Fernando Ribeiro

alexandre disse...

Talvez essa não seja a opinião das pessoas que moram depois de Várzea(Pedro Teixeira).Gente simples hospitaleira que vive do leite,dependendo de São Pedro para que o caminhão possa atravessar aquelas estradas esquecidas pelos políticos mas não por Deus.Onde o Sr.Renato Machado comprou uma fazenda no areal aos pés do paredão de Ibitipoca,do lado de fora do parque e fazendo jus ao nome cortou e enterrou centenas de arvores, áreas de pomar,cultivadas a tempo pelos antigos moradores da região,o que provocou lagrimas dos mais antigos e desconfiança dos que vivem com simplicidade daquilo que a terra lhes da,mas sem agredir a natureza.Enfim essa "visão" meio torta do "progresso" não contabiliza os prejuízos da natureza,que alias ensaiou sua "vingança"a casa da fazenda que antes protegida pela própria vegetação quase voou pelos ares num dia de forte ventania,o que quer dizer que não possa acontecer um dia...

Cida Machado disse...

Concordo com Alexandre, a nossa realidade na SERRA e bem diferente do que os de fora acham. É entristecedor ver as arvores arrancadas e a paisagem modificada, são matas sendo deitadas,onde só havia acesso a cavalo, hoje o cara já fez estradas. Sem falar na população local que vem mudando para a cidade com uma falsa ilusão. Estão abrindo mão de suas terras pra ver outro cara "estranho" se beneficiar e usar nossos bens naturais.Nas trilhas que davam acesso ao Mogol hoje se encontra as placas "PROPRIEDADE PARTICULAR" acompanhadas de corrente e cadeados, como se fossemos invasores daquelas trilhas. O pior é que temos que assistir essa novela de braços cruzados,porque somos pobres e ele tem poder de aquisição.Pra quem acha isso uma mentira,fica o convite,venha conhecer nossa realidade!

Unknown disse...

Gente, quem critica o Renato é porque não o conhece. O pessoal de Lima Duarte e redondezas só deveria agradecer a ele por o que ele faz por nós. É o melhor empregador da região.
E sobre desmatamento? O Renato tem uma reserva ambiental 3 vezes maior que o Parque Estadual do Ibitipoca... A Fazenda do Engenho tem como principio básico a sustentabilidade, o que não combina nada com esses comentários errôneos que estão fazendo aí em cima. Conheçam melhor sobre o trabalho dele antes de criticar

Angélica disse...

Nesta semana fui a uma palestra do Renato Machado e concordo plenamente com o autor do texto a cima. Achei ele admirável, muito educado e inovador. Na palestra ele disse que está tentando fazer um cinturão em torno do parque de Ibitipoca para proteção. Sua intenção, segundo ele, é transformar este cinturão que hoje é 90% de pasto e 10% de mata em 90% de mata e 10% de pasto.

Angélica disse...

Nesta semana fui a uma palestra do Renato Machado e concordo plenamente com o autor do texto a cima. Achei ele admirável, muito educado e inovador. Na palestra ele disse que está tentando fazer um cinturão em torno do parque de Ibitipoca para proteção. Sua intenção, segundo ele, é transformar este cinturão que hoje é 90% de pasto e 10% de mata em 90% de mata e 10% de pasto.

Frank de Luca disse...

Minha empresa e a única selecionada como Technology Pioneer pela WEF Davos. Temos dois patentes uma de geração de energia limpa sem represa passagem de peixões etc. e outra de separação de minerais finos acima de 300 mesh so com agua .Gostaria de entrar em cotato