quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ANDRÉ ESTEVES DIZ QUE BRASIL PRECISA CORTAR IMPOSTOS PARA CONTINUAR CRESCENDO

Presidente do Banco BTG falou com empresários do JLIDE, sobre o bom momento vivido pela América Latina e os desafios do crescimento



André Martins, presidente do JLIDE, com o convidado André Esteves, presidente do Banco BTG Pactual, e João Doria Jr, presidente do LIDE


Sergio Waib, presidente da Maior Entretenimento, e Silvio Corrêa Fonseca, da Lincx Saúde


Líbano Barroso, presidente da TAM, Raul Silva, da ICTS Global, João Doria Jr., do LIDE, o palestrante André Esteves, presidente do BTG Pactual, e Fernando Fleider, ICTS Global

Viviane Senna, do Instituto Ayrton Senna, e Giovanni Giovannelli, da Avis


Phelipe Spielmann, da Katue Energia, Adriano Barcellos, da Lan Professional, e Cristina Toledo, da Doria Associados.



Durante workshop promovido na noite da última quarta-feira (25), em São Paulo pelo JLIDE – Jovens Líderes Empresariais, o presidente do Banco BTG Pactual, André Esteves, falou sobre o bom momento vivido pela América Latina e os desafios deste crescimento. "O momento que vivemos é excepcional. A América latina vive seu melhor momento. O potencial do Brasil é enorme.”, declarou. Sobre uma recente visita ao Chile, Esteves disse que "é inspirador olhar os resultados de 20 anos de 5% de crescimento. O Chile deu certo. Imagine o Brasil daqui a alguns anos".
O executivo discutiu com os empresários presentes sobre o cenário financeiro mundial e usou a recente fusão da companhia aérea chilena Lan, com a brasileira Tam, da qual foi mentor, para exemplificar o bom momento pelo qual o país passa. “A Latam é a maior companhia aérea em valor de mercado do mundo. Fomos muito bem testados para chegar até aqui. Temos [os brasileiros] que pegar o complexo de inferioridade, dobrar e jogar no lixo”.
O presidente do Banco BTG Pactual ainda comparou o Brasil com os Estados Unidos para explicar o atual cenário econômico brasileiro. “O Brasil é um país a ser construído. Cheio de oportunidades. O Brasil é os Estados Unidos de 60 anos atrás. Não temos passado para brigar. Só futuro para construir”. E disse não estar otimista com cenário dos mercados americano e europeu. “Esses mercados terão crescimento medíocre”.
Esteves também falou das dificuldades enfrentadas por um país em franco desenvolvimento e afirmou que o Brasil precisa cortar impostos para continuar a crescer. “O processo de crescimento é problemático. Os gargalos do Brasil são educação e a carga tributária”. Para o executivo, a questão tributária deve ser resolvida de forma simples e rápida e sugeriu um corte linear de impostos. “O Brasil tem o melhor cenário para se fazer isso. Podemos levar, com medidas simples, na contribuição do PIS/CONFINS, por exemplo, a zero”, disse. Para Esteves, é preciso baixar os impostos de toda a cadeia produtiva. “Não adianta abaixar só IPI na aquisição de máquinas. Temos que acabar com esse efeito cascata”.
Considerado um dos empresários mais influentes do País, Esteves relembrou durante o debate seu passado e o início de sua carreira para falar sobre “Empreendedorismo de impacto”, tema do workshop. O primeiro tema abordado foi os desafios de ser empreendedor. “Empreender é enfrentar dificuldades, encarar os desafios e fazer acontecer. Temos que ter a crença de que dá pra fazer”. Em seguida, ele falou sobre os atributos e da atitude que todo empreendedor deve ter. "Temos que ter talento, perseverança e motivação. Temos que criar oportunidades. Nunca enxergar o problema apenas como um problema. O desafio é oportunidade”, afirmou.
Revelando sua fórmula de sucesso, Esteves defendeu o envolvimento total das diretorias das empresas no cotidiano do negócio.
"Não devemos gerenciar o negócio do 15º andar. Para tocar um negócio é preciso sair com a mão suja de graxa. O campeonato é ganho no dia-a-dia”. O executivo encerrou sua conferência dando um recado a todos os empreendedores presentes. “No empreendedorismo a arrogância é proibida. É como cigarro, mata!, concluiu.

Nenhum comentário: