terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Nanotecnologia e desenvolvimento econômico de Juiz de Fora. Como não perder o bonde!!!


O texto abaixo sobre Nanotecnologia / Fotocatálise  foi escrito pela a Profª Drª Regina Moreira (UFSC) [1].

Vejam as oportunidades de negócios para os mais variados setores da economia, da nossa região dentro do movimento Nanotecnologia: 2ª revolução industrial.

Acredito que vocês também ficarão surpresos com as inúmeras oportunidades apresentadas.

Nanotecnologia e desenvolvimento econômico de Juiz de Fora. 

A 2ª revolução industrial. Como não perder o bonde!!!

De uma forma bastante silenciosa está ocorrendo uma verdadeira revolução  entre nós, originando inúmeros  produtos e serviços sem os quais não conseguiremos conceber viver sem eles.

Assim  como  ocorreu na área de informática, com popularização dos microcomputadores, a chegada da internet, e o uso dos smartphones, estes produtos estão chegando com muita força no mercado pra ficar.

Estamos nos referindo as aplicações da nanotecnologia / fotocatálise.

A ciência e tecnologia caminham hoje  na obtenção de processos mais naturais  com baixo custo energético, algo comparável a fotossíntese. No mercado internacional, especialmente no  oriente,  encontramos uma infinidade de produtos e serviços que alguns anos  atrás  entenderíamos   como magia.

Há quase 50 anos são bem  conhecidas as substâncias com propriedades fotocatalíticas, como o TiO2, que atuam em  temperatura e pressão ambiente , na presença de luz. Estas substâncias liberam radicais livres(do bem), que vão destruir bactérias, vírus etc , realizando um reação semelhante à combustão, a temperatura ambiente, tornando o ambiente mais limpo.

Hoje, as principais aplicações do TiO2 são nos protetores solares e na formulação das tintas para parede, papel ou plástico. Na Europa e Ásia encontramos outras aplicações como:  vidro autolimpantes,  piso cerâmico,  lâmpadas funcionais, spray com função de eliminar odores desagradáveis de ambientes fechados, tintas, louças para banheiros, tecidos inteligentes para vestuário etc.

O Governo brasileiro há 10 anos, através do MCTI deu a partida, com a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN)  com o objetivo integrar e fortalecer as ações governamentais para promover o aumento da competitividade da indústria brasileira ancorada na nanotecnologia, (http://nano.mct.gov.br),  Em Minas Gerais temos hoje somente   3 centros participantes e Juiz de Fora  não está  entre eles!!!

Ainda dá tempo para que o prefeitura, universidade, incubadora,  entidades empresariais e população busquem meios de colocar Juiz de Fora no mapa da fronteira tecnológica, criando curso de engenharia de Nanotecnologia,  apoiando-se grupos de pesquisas locais, empreendedores e associações.

Os órgãos públicos podem, por exemplo, facilitar a importação e distribuição de insumos e incentivo do uso de serviços e produtos com nanotecnologia principalmente na higienização de clínicas, hospitais, consultórios odontológicos,  salões de beleza,  ambientes públicos com uso de ar condicionado central, etc.

Os legisladores devem estar atentos aos benefícios da popularização e obrigatoriedade do uso dos produtos nano no controle de poluição e saúde pública. 

As entidades de fomento ao desenvolvimento podem promover simpósios colocando pesquisadores, empresários  e órgãos de financiamento lado a lado.

Jovens  pesquisadores devem ser estimulados a buscar  novos desafios na pesquisa, aplicações e cuidados a serem tomados em relação a possíveis riscos dos produtos nanotecnológicos.

A  população esclarecida  exigirá  melhores produtos e serviços criando um novo mercado inexplorado, com inúmeras oportunidades para todos.

Este movimento  permitirá o surgimento do arranjo produtivo com tecnologia de ponta, com geração de emprego e renda em benefício à melhoria do meio ambiente e para o bem da sociedade.
É premente a necessidade de uma ação coordenada das lideranças locais para que região possa ser beneficiada com resultados desta nova revolução tecnológica que poderá colocar Juiz de Fora no lugar que sempre desejou estar, muito além de simplesmente a Manchester Mineira.

Algumas oportunidades de negócios:

importação, distribuição e comercialização  de produtos nano  nacionalmente

Serviços automotivos: impermeabilização interna e externa de veículos, produção de antiembaçamento, remoção de odores, limpeza do ar, recobrimento antiembaçante de capacete, controle de corrção.

Arquitetura e construção civil: vidro autolipnates, pisos, iluminação, louça sanitárias bactericidas, azulejos, rejunte, argamassa, tintas, metais,  telhados funcionais, sistemas central de ar condicionado. 

Saúde: Higienização de ambientes,    controle de bactérias superresistentes, tratamentos de água e efluentes,
Vestuário, calcados: tecidos bactericidas, roupas profissionais com proteção contra umidade e odores.

Indústria: Cosméticos, farmacêuticas, alimentícias, eletrônica e metalmecanica(nano fluidos)
Ainda que não seja possível produzir todos  estes produtos nanos de imediato, a comercialização,  prestação de consultorias nas aplicações  e ofertas de serviços especializados é por si uma fonte inesgotável de oportunidades, com a possibilidade de tornar a nossa cidade um centro de referência nacional de produto e serviços nano.
 


Nenhum comentário: