quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Presidente da MRS vai comandar a ex-LLX



 Eduardo Parente  vai comandar a ex-LLX 

Eduardo Parente, que dirige a concessionária de ferrovia MRS Logística há quatro anos e meio e ontem anúncio renúncia do cargo, vai comandar a ex-LLX, empresa de logística de Eike Batista cujo controle passou ao grupo americano EIG. Após a mudança de acionistas, a companhia, cujo principal projeto é o porto do Açú, no litoral do Rio, mudou seu nome para Prumo Logística.
O executivo deve deixar a MRS até 17 de fevereiro. Após sua saída, o diretor-executivo de operações, Carlos Henrique Waack, acumulará interinamente a posição até que o conselho de administração aponte novo nome para o cargo de presidente.
A EIG assumiu o controle da ex-LLX em 2013 ao liderar aumento de capital de R$ 1,3 bilhão na empresa. Segundo apurou o Valor, as negociações com Parente iniciaram há pouco mais de um mês.
Um dos principais desafios de Parente à frente da Prumo será a conclusão das obras do projeto Açú, que ainda demanda pesados investimentos para sua conclusão. A EIG necessita de recursos adicionais da ordem de R$ 3 bilhões.
Durante sua passagem pela MRS, Parente comandou a discussão do Ferroanel de São Paulo, investimentos na Cremalheira - novo sistema de transporte até Santos - e as negociações sobre devolução de parte da malha da MRS à União em troca de extensão da concessão da ferrovia.
Parente assumiu a MRS após nove anos na consultoria McKinsey, de 2000 a 2009. Antes, foi da Aliança Navegação, de 1996 a 1998. É formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A MRS, criada em 1996, é controlada pelas siderúrgicas CSN, Usiminas e Gerdau e pela Vale.

Fonte: Jornal Valor Economico - 23/01/2014

Nenhum comentário: